Mobiliário flexível: 10 ideias para espaços pequenos

Os espaços tem sido cada vez mais reduzidos, especialmente em apartamentos e na área comercial. A arquitetura de interiores, além de desenvolver o melhor layout para cada ambiente de acordo com suas particularidades, tem a capacidade de otimizá-los através de mobiliários flexíveis, dobráveis e/ou modulares que podem ser alterados de acordo com o uso.

Para cada tipo de ambiente existem estratégias que podem deixar seu mobiliário mais dinâmico e funcional. Vale lembrar que os parâmetros ergonômicos e antropométricos devem sempre ser considerados para um design eficaz.

Fizemos uma seleção de 10 ideias de mobiliários flexíveis inspiradores, confira abaixo:


01. Cama retrátil

As camas retráteis são excelentes opções para o aproveitamento de espaço em quartos ou ambientes integrados. Como é um mobiliário usado praticamente no período noturno, durante o dia essa flexibilidade pode gerar espaço para outros usos ou simplesmente melhorar a circulação no ambiente.

Imagem: Cama retrátil que se converte em mesa de estudos

Fonte: Viva Decora

Imagem: Cama retrátil que se converte em sofá e prateleira

Fonte: Pinterest


02. Mesas dobráveis

A mesa dobrável, apesar de ser uma solução aparentemente simples, pode otimizar de forma significativa o espaço de uma sala, por exemplo, ao substituir uma mesa de jantar tradicional com cadeiras.

Imagem: Mesa dobrável

Fonte: Viva Decora


03. Mesas e cadeiras na cozinha

Na cozinha também há opções de otimização, como bancadas dobráveis ou cadeiras que podem ser dobradas e penduradas. Essa foi uma das estratégias que tivemos para o projeto desenvolvido para esta pequena cozinha. Neste ambiente o espaço de circulação era restrito e não permitia o uso constante de uma mesa de apoio e principalmente, de cadeiras que atrapalhavam a passagem.

Imagem: Otimização de espaço na cozinha

Fonte: M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade


04. Cozinha compacta

Uma ideia para uma cozinha que pode ser "guardada" dentro de um móvel. É uma forma de limitar e organizar um espaço pequeno. Ele pode ser fixo, como na primeira imagem, ou apresentar rodízios e ser carregado para os ambientes conforme a necessidade (segunda imagem).

Imagem: Cozinha compacta

Fonte: Pinterest

Imagem: Cozinha compacta

Fonte: TrendLand


05. Armário como um aliado

Mais uma vez o armário sendo usado como estrutura de apoio para outro móvel. Neste projeto desenvolvido pelo nosso escritório, os clientes precisavam de uma bancada de estudos no quarto, apesar do espaço limitado. Optamos por trabalhar com uma mesa dobrável dentro do armário. Desta forma, quando ela precisasse ser usada, serviria como apoio, quando não fosse mais necessária ela poderia ser dobrada e liberaria espaço para guardar a cadeira que também seria dobrável.

Imagem: Mesa de estudos no armário do quarto

Fonte: M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade


06. Mesa e cadeiras embutidas

Uma ideia super interessante: mesas e cadeiras que quando não usadas, são guardadas no móvel, formando uma composição com a decoração. Este móvel foi desenvolvido pelo Batiik Studio para um apartamento pequeno em Paris.

Imagem: Mesa e cadeiras embutidas em móvel - Batiik Studio

Fonte: InHabitat


07. Cadeiras flexíveis

As cadeiras podem tomar formas diferentes de ocupar o espaço. Um exemplo que nós adoramos é a Flexible Love feita pelo design Chisen Chiu. Ela é uma cadeira totalmente flexível em forma de sanfona que permite várias configurações. Como é feita de várias lâminas finas de papelão, é leve e de fácil manuseio.

Imagem: Flexible Love por Chishen Chiu

Fonte: Reinvente-se

Vídeo: Flexible Love por Chishen Chiu

Fonte: I Love Flexible Love / Reprodução Youtube

Imagem: Cadeiras modulares

Fonte: Pinterest


08. Estante como suporte para cadeiras e mesa

Nós adoramos este modelo de estante que abriga cadeiras e mesa. Um exemplo de mobiliário modular que é super versátil.

Imagem: Mesa e cadeiras que podem ser embutidas na estante

Fonte: Lista10


09. Itaca

Provavelmente você se assustou ao ler este nome, não é mesmo?! O Itaca é um "sistema flexível de mobiliário" que foi criado pela designer italiana Elena Bompani. A ideia da profissional foi desenhar este sistema para o que ela chamou de "nômades modernos": viajantes, pessoas que moram de aluguel ou vivem se mudando por algum motivo.

O Itaca é desenvolvido de acordo com o estilo de vida do usuário e o espaço disponível. Feito com cestos de linho, caixas, prateleiras e sua estrutura em madeira leve, de forma que seja fácil ser desmontada e carregada para outros espaços.

Imagem: Itaca por Elena Bompani

Fonte: Casa Cláudia


10. Escada dobrável

Apesar de fugir um pouco da categoria "mobiliário", as escadas dobráveis são uma opção interessante para espaços pequenos. Algumas pessoas optam por aproveitar o espaço abaixo da escada, o que também é uma ótima alternativa, porém nestes casos o aproveitamento de espaço é de 100% quando a escada está recolhida.

Imagem: Escada dobrável

Fonte: Viva Decora

Vídeo: Escada dobrável automatizada

Fonte: Loft Centre / Reprodução YouTube

Imagem: Escada dobrável automatizada

Fonte: Loft Centre / Reprodução YouTube

Não importa o tamanho do seu espaço, a Arquitetura de Interiores é capaz de otimizar, valorizar e deixar seu ambiente funcional conforme suas necessidades.

O que achou dessas ideias? Conta para a gente! E não deixe de conferir mais matérias do nosso blog aqui.

#móveisflexíveis #mobiliárioflexível #arquiteturadeinteriores #mesadobrável #escadadobrável #cozinhacompacta #aproveitamentodoespaco #espacosfuncionais #ergonomia

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle