M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

10 PASSOS PARA TRANSFORMAR UM QUARTO DE CASAL COM R$1500,00


No aniversário de dois anos da M2 Arquitetura, nós resolvemos presentear nossos seguidores com um sorteio de transformação de um quarto de casal. Para concorrer, os seguidores tinham que seguir algumas regras simples no Instagram (saiba mais sobre como funcionou o sorteio clicando aqui). No dia 04 de setembro de 2017, foi divulgado o casal sortudo: Rayssa e Daniel. O casal é residente em Belo Horizonte, se casaram em 2016, e enviaram um email contando um pouquinho da sua história juntos, com algumas imagens de como era o quarto.

Rayssa e Daniel - Vencedores do Sorteio

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Eles gastaram o dinheiro que tinham na cerimônia de casamento e na lua de mel, quando viajaram para a África do Sul. O Daniel tinha sido diagnosticado com leucemia em 2015 e, desde então, boa parte da renda do casal se destinava aos tratamentos de saúde dele. Com tudo isso acontecendo, foi difícil organizar o apartamento para que tivesse a personalidade deles. Mesmo assim conseguiram reformar a cozinha e o banheiro, mas o quarto do casal ainda era um sonho distante.

Neste post contamos os 10 passos dessa transformação que foi incrível de produzir. Quem sabe você não se anima a transformar também? Nos próximos posts vamos explicar todos os projetos D.I.Y (Do It Yourself - Faça você mesmo) que fizemos, que são super simples que você pode fazer em casa.

1- Processo criativo do projeto

A primeira etapa, e talvez uma das mais importantes, foi conhecer a Rayssa e o Daniel e entender o que eles pensavam em mudar no quarto do casal: quais eram as expectativas, os gostos, os sonhos e as referências que eles tinham, além de conhecer também o restante do apartamento para compreender um pouco da forma como eles ocupam o espaço. Neste mesmo dia, fizemos o levantamento do quarto, anotando as medidas e observando os pontos de iluminação, tomadas e aberturas – portas e janelas - do espaço.

Após este briefing, nós fizemos um “brainstorm” de todas as ideias e impressões que tivemos da reunião e começamos a colocar a mão na massa.

Como nosso tempo era curto para esse projeto, já trabalhamos o modelo 3d junto com o desenvolvimento do layout, e também já definimos todos os itens, adornos e transformações mais “radicais” que seriam feitas- como mudanças na elétrica e pintura.

Quarto Antes da Transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Quarto Antes da Transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

2- Entendendo as necessidades do casal

Os clientes sabiam que o projeto não poderia ter um programa de necessidades muito extenso porque o quarto não é muito espaçoso. Porém, eles já haviam comprado uma cama queen (1,58x1,98m) e vimos que devido ao tamanho do apartamento eles precisavam de lugares para guardar ou até pendurar alguns itens de forma que tornasse a sua rotina prática. Além disso, eles contaram que o quarto era o único ambiente do apartamento que ainda não havia passado por uma reforma, e por isso não tinha “a cara” deles. Então, sentimos essa necessidade de identificação do casal com aquele espaço, que é a área mais íntima da casa, onde eles precisavam se sentir acolhidos e confortáveis. A Rayssa ainda pediu um cantinho que pudesse se maquiar e o Daniel demonstrou não gostar de um cesto de roupas que eles tinham, e na mesma hora percebemos que seria o primeiro item a ser eliminado!

Primeira Reunião da M2 Arquitetura com a Rayssa e o Daniel

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Por fim, dois itens chamaram a nossa atenção e nos conquistaram: um criado antigo e uma mesinha redonda que ficava no closet e ambos estavam muito mal conservados. A Rayssa contou que a mesinha foi um presente que os pais dela ganharam quando se casaram e depois disso, vimos que seria um ótimo item que podíamos aplicar a sustentabilidade e valorizar aquele móvel de grande valor sentimental!

3- Gostos específicos e referências

A Rayssa e o Daniel nos mostraram quartos com muitos itens do tipo D.I.Y.: madeira natural, pallets, cores claras com alguns pontos de cor mais marcantes...e todos os ambientes passavam um clima romântico e aconchegante. Muito parecidos com o conceito que adoramos trabalhar em nossos projetos e que também identificamos no Berries and Love, blog de casamento com o qual fizemos parceria na divulgação deste projeto.

4- Definição dos prazos para desenvolvimento do projeto e execução

Após a primeira reunião com o casal, tivemos aproximadamente duas semanas para o desenvolvimento do projeto, seleção dos materiais a serem usados, consulta com os fornecedores e parceiros, produção dos itens D.I.Y. e compra dos materiais. Após estas duas semanas, em dois dias, junto com a Juliana e o Diego da Sette Engenharia, nós executamos o projeto no quarto e apresentamos para a Rayssa e o Daniel.

Referência de Quarto Decorado que o casal selecionou

Foto e projeto de autoria desconhecida

5- Definição da paleta de cores do projeto

Na nossa primeira reunião, o casal comentou que gostava da combinação de cinza e amarelo e mencionou um projeto que foi publicado recentemente pela M2 e usava essas duas cores como principais. Nas referências que eles enviaram, os tons usados eram discretos, o que colabora com o ar romântico e aconchegante. Além disso, como o ambiente é pequeno, as cores devem ser claras tanto para ampliar o espaço, quanto para permitir a melhor propagação da luz. Também optamos por adicionar o azul turquesa à esta paleta, uma cor que a Rayssa comentou que gostava e achamos que ela poderia deixar o quarto mais alegre e variar um pouco da tradicional paleta cinza/amarela.

6- Desenvolvimento do layout

A Rayssa e o Daniel estavam muito empolgados com o sorteio e compraram para o quarto novo uma cama tamanho queen, que é maior que a cama de casal padrão. Como a cama é o que ocupa mais espaço neste quarto, tivemos que alterar o layout e mudar a posição original dela. Definido o lugar da cama, começamos a nos preocupar com o segundo móvel que ocuparia mais espaço: queríamos colocar um tampo - que é basicamente uma prateleira maior, que funciona como uma mesa – para que eles tivessem um apoio para trabalhar, se arrumar ou colocar um notebook para assistir um filme ou ouvir música.

Com essa nova disposição do quarto, o tampo se encaixou perfeitamente em frente a cama e ainda foi possível liberar uma boa circulação entre estes dois. Definido isso, colocamos mobiliários e itens secundários, como o criado que seria reformado para o Daniel, uma prateleira de apoio para a Rayssa e estabelecemos o melhor lugar para um espelho de corpo inteiro que o casal já possuía e queria incorporar no quarto, sempre tomando cuidado com a circulação.

Projeto 3D do Quarto

3D e renderização: M2 Arquitetura Interiores e Sustentabilidade

Projeto 3D do Quarto

3D e renderização: M2 Arquitetura Interiores e Sustentabilidade

Projeto 3D do Quarto

3D e renderização: M2 Arquitetura Interiores e Sustentabilidade

7- Projetos D.I.Y de reforma de móveis

Antes mesmo de descobrirmos que a Rayssa e o Daniel adoravam itens D.I.Y., nós já tínhamos o interesse em trabalhar com esse conceito neste projeto, tanto por acreditarmos na sustentabilidade do reaproveitamento de móveis e materiais, quanto por ser uma boa forma de colocar uma identidade marcante nos ambientes: peças D.I.Y. são muito únicas e criativas! Temos basicamente dois tipos de D.I.Y. neste projeto: restauração de móveis e itens que nós confeccionamos. Já na primeira reunião com o casal, dois móveis ficaram muito marcados: uma mesinha e um criado com 3 gavetas.

Fotos da mesinha e do criado antes da transformação

Fotos: Luiza Villarroel Fotografia

A mesinha, que era usada no closet, foi um presente que os pais da Rayssa ganharam de casamento e sentimos um apreço muito grande por parte dela com este móvel. Já o criado, apesar de não ser tão querido pelo casal, veio da antiga república que o Daniel morava quando solteiro. Vimos um potencial enorme nestes dois móveis, mesmo tendo significados tão diferentes para eles. Então por que não poderíamos reinventá-los de forma sustentável, ao invés de jogá-los fora e comprar outros modelos que não tem nenhuma história agregada?

Além da mesa e do criado, reformamos também dois caixotes de feira para serem mais um lugar onde o casal poderia usar para guardar coisas. Para a reforma destes três itens, escolhemos duas cores da nossa paleta (o amarelo e o azul turquesa). Optamos por cores mais marcantes justamente para valorizarem as peças!

Fotos da mesinha e do criado depois da

transformação

Fotos: Luiza Villarroel Fotografia

8- Projetos D.I.Y de confecção própria

Sobre os trabalhos D.I.Y. que nós produzimos, pesquisamos vários tipos de referências que achamos em comum com o casal e partimos de necessidades básicas que tínhamos para aquele quarto:

1. Guardar / pendurar coisas;

2. Mostrar lembranças do casal e através delas, passar um sentimento de identidade, personalidade e pertencimento àquele espaço;

3. Trabalhar a iluminação, não só porque a gente adora, mas porque como não tinha interruptor perto da cama, era importante ter luminárias de cabeceira. Além de criar um clima muito mais aconchegante e romântico!

Depois de muita pesquisa, chegamos a quatro objetos principais que foram uma prateleira pendurada por cordas, os ganchinhos, o quadro de fotografias e a luminária que fica fixa à cabeceira. Estes objetos foram padronizados junto com a cabeceira, o tampo e as prateleiras – todos foram feitos utilizando a madeira pinus, que é um tipo de madeira clara de reflorestamento. Ela fica linda na sua forma natural e traz mais leveza ao ambiente.

Luminária de Cabeceira e Prateleira com Cordas D.I.Y

Fotos: Luiza Villarroel Fotografia

9- Execução

No primeiro dia de execução sabíamos que as tarefas mas pesadas deveriam ser cumpridas para que o cronograma desse certo. O Diego e a Juliana da Sette Engenharia trabalharam de forma sincronizada e responsável e cumpriram o prazo para que pudéssemos fazer a entrega conforme havíamos planejado desde o início. As primeiras tarefas foram a pintura da parede na cor cinza Nevoeiro Suvinil e a instalação de duas caixas 2x4 de tomadas na cabeceira da cama, uma do lado da Rayssa e outra do Daniel, para que eles pudessem ligar as luminárias e ainda carregar os celulares ou ter outro ponto de apoio.

Execução da cabeceira e instalação da luminária

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Execução da base da cama feita de pallets

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

As novas instalações elétricas foram feitas com eletrodutos galvanizados aparentes para que o tempo de trabalho fosse otimizado. Feito isso, pudemos instalar as ripas da cabeceira, que foram parafusadas na parede. Este trabalho foi executado durante o primeiro dia de obra. Depois disso, foi a hora de instalar os mobiliários e adornos fixos: persiana, tampo da mesa, prateleiras, quadros, espelhos, ganchos. Por fim, os mobiliários removíveis: banco, criado, mesa, caixotes de feira, cesto de roupas e os artigos de decoração como almofadas e enfeites.

10- Resultado Final

O resultado final ficou incrível e a reação do casal foi uma delicia de presenciar. Depois de todo o trabalho, nosso esforço foi recompensado. Por isso agradecemos tanto aos nossos parceiros nesse projeto, que fizeram um trabalho fantástico: A Berries and Love, pela divulgação; à Sette Engenharia, pela montagem; à Luiza Villaroel, essa fotógrafa maravilhosa e à Infinity Filmes, que produziu esse vídeo mostrando toda a transformação do quarto e a reação emocionante do casal!

Equipe que participou da transformação do quarto: da esquerda para a direita, Luiza Villarroel (fotógrafa), Marília Tanure e Michelle Lopes (arquitetas da M2 Arquitetura), Rayssa e Daniel (casal), Juliana e Diego (Sette Engenharia), João Pedro (filmagem).

Reação do Casal

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Quarto Depois da Transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Quarto Depois da Transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Quarto Depois da Transformação

Fotos: Luiza Villarroel Fotografia

Filmagem da Transformação do Quarto e Reação do Casal

Fotos: Infinity Filmes

Gostou da transformação e quer na sua casa também? Então entre em contato com a gente!

#interiores #façavocêmesmo #diy #doityourself #arquiteturadeinteriores #madeira #sustentabilidade #arquiteturasustentável #decoração #quartodecasal #passoapasso #transformação #reforma #quarto