DICAS DA M2: D.I.Y CABECEIRA DE CAMA RIPADA


Hoje vamos ensinar o passo a passo para fazer aquela cabeceira de cama com ripas de madeira que a M2 Arquitetura produziu no sorteio "Um Amor Berries: Transformação de Quarto de casal". Nesse projeto, o objetivo era reformar, transformar e dar uma cara totalmente nova ao quarto sem gastar muito e, ao mesmo tempo, trazendo a personalidade do casal para o ambiente.

Por isso, incluímos vários projetos D.I.Y (faça você mesmo) e agora vamos passar todas as dicas para vocês. Além da cabeceira, já mostramos aqui no blog o D.I.Y da prateleira suspensa por cordas!

Arquitetas da M2 Arquitetura no quarto transformado

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Quais materiais são necessários?

Para fazer essa cabeceira escolhemos a madeira Pinus, uma madeira de reflorestamento muito utilizada em construções por ter baixo custo e ser muito fácil de trabalhar. Porém, não é uma madeira de alta qualidade, por isso é preciso procurar com atenção por ripas que não estejam empenadas. Para isso, você pode apoiá-las no chão e observar se ela mantém o seu prumo.

Para fabricar essa cabeceira, foram utilizadas 9 ripas de Pinus lixadas, nas dimensões 5x3x300cm.

Como a parede onde a cabeceira ia ser instalada tem 238cm de comprimento, nós cortamos as ripas na medida 237cm, para ter uma pequena folga e facilitar a instalação.

ATENÇÃO: na hora de serrar a madeira utilize uma segueta ou serrote, e faça marcações com uma caneta e medindo com uma trena, para evitar grandes variações de corte entre uma ripa e outra. Peça uma outra pessoa para ajudar a firmar as ripas enquanto serra ou peça um marceneiro para serrar para você.

Ripas de Pinus

Foto: via Pinterest

Como montar a cabeceira?

Ao serrar as ripas, ficamos com 9 ripas de 5x3x237cm e restaram 9 pedaços de 5x3x63cm. Para montar a cabeceira 4 desses pedaços foram posicionados na vertical, perpendiculares as ripas, conforme a imagem abaixo:

Medidas gerais da cabeceira

Projeto 3D: M2 Arquitetura

Dessa forma, as ripas verticais foram parafusadas nas 9 ripas horizontais, de forma a criar a estrutura da cabeceira. ATENÇÃO: lembre-se de parafusar pela parte de trás da cabeceira, assim os parafusos não ficarão aparecendo na frente dela. As ripas verticais também ajudam a manter a forma da madeira, evitando empenamento por variações de temperatura, umidade etc.

Observe que o espaçamento entre as ripas horizontais deve ser sempre o mesmo. Para isso não se esqueça de calcular antes, medir com uma trena e marcar com a caneta o lugar certo onde o furo será feito. Neste caso, o espaçamento entre elas foi feito conforme a imagem abaixo:

Detalhe do espaçamento entre ripas

Projeto 3D: M2 Arquitetura

Como instalar a cabeceira?

Por fim, a cabeceira deverá ser parafusada na parede. Marque com um lápis a posição correta da cabeceira, utilizando uma trena. Certifique-se de medir o local correto onde as ripas verticais vão ser parafusadas, de forma que a cabeceira fique reta. Posicione primeiro e avalie com cuidado, com ajuda de um nível - pode ser aquele que vem em alguns smartphones. Caso não possua um, existem uns bem baratinhos, que custam cerca de R$10,00 e podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção.

A altura ideal de uma cabeceira é de 110cm a 120cm de altura a partir do piso. Porém, nesse caso a cabeceira foi instalada abaixo da janela, então ela ficou com uma altura total de 104cm.

Cabeceira sendo instalada pelos nossos parceiros da Sette Engenharia

Foto: M2 Arquitetura

Qual foi o custo desse projeto D.I.Y?

Com esse projeto D.i.Y conseguimos uma cabeceira bem estilosa para o quarto e super em conta, levando em consideração sua durabilidade. O valor total dessa cabeceira ficou em R$95,00 - sem contar com a mão de obra para instalação. Olha como ela ficou linda no quarto todo montado!

Cabeceira de Ripas de madeira pronta

Foto: Luiza Villarroel Forografia

Gostou desse tutorial? Achou que faltou alguma dica? Deixe suas sugestões e dúvidas nos comentários!

#quarto #passoapasso #doityourself #façavocêmesmo #interiores #transformação #arquiteturadeinteriores #sustentabilidade #madeira #pinus #dicasdaM2 #decoração #quartodecasal #reforma #cabeceira #cabeceiraripada

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle