DICAS DA M2: D.I.Y PASSO A PASSO PARA REFORMAR UM CRIADO


Continuando a nossa série de projetinhos D.I.Y, hoje viemos mostrar como funcionou a reforma de um criado mudo que fizemos pelo sorteio "Um Amor Berries: Transformação de Quarto de Casal". Para ler mais sobre esse sorteio e toda a transformação leia aqui e aqui, ou procure pela tag "quarto de casal".

Quarto de Casal com criado Azul Turquesa

Foto: Luiza Villaroel Fotografia

Só para introduzir, vamos contar um pouquinho da história desse criado. Quando chegamos no quarto da Rayssa e do Daniel, que foram os ganhadores do sorteio, vimos esse criadinho de madeira, já bem desgastado pelo uso e pelo tempo. O Daniel contou que esse criado era do seu tempo de solteiro, quando ainda morava em uma república em B.H. Mas como era um móvel super útil na organização, ele levou para o seu apartamento quando se casou com a Rayssa. Mas ele estava num cantinho meio estranho e não estava integrado na decoração do quarto - que já não tinha uma decoração planejada.

Criado e Quarto antes da reforma

Foto: Luiza Villaroel Fotografia

Resolvemos então transformar esse criado num móvel novinho, com uma cor azul bem alegre, respeitando a paleta de cores escolhida para o quarto que era cinza, amarelo e azul turquesa. Vamos começar!

Para fazer esse D.I.Y você precisará de:

- 2 a 3 folhas de lixa para madeira nº 100; - 1 galão de 1/4 de fundo preparador para metais e madeira (Primer); - 1 galão de 1/4 de Tinta Esmalte a base de água (usamos a cor Apatita da Suvinil); - 1 lata de verniz para madeira (usamos o fosco, mas existe o brilhante também); - 1 rolo de espuma de 9cm para pintura; - 2 pincéis de cerdas macias; - 1 pano macio;

- 1 rolo de fita crepe - Recipiente de pintura; - Papelão ou saco de lixo para forrar o local da pintura; - Luvas e mascara para proteção.

Basicamente, quando vamos reformar um móvel de madeira, o processo em geral é o mesmo. Temos então 5 passos:

1- Esvaziar e limpar o móvel

O primeiro passo depois de tirar todos os objetos de dentro das gavetas, foi limpar o móvel. Use um pano úmido para limpar todas as faces do móvel, inclusive das gavetas e parte de dentro. Mesmo que não vá pintar toda a parte de dentro, vamos aproveitar para dar uma boa limpeza né?! Só a limpeza bem feita já muda a carinha do criado!

2- Lixar

Forre o piso onde vai trabalhar com sacos de lixo ou papelão. Não use jornal, pois ele pode grudar na tinta e depois que secar fica difícil retirar. Hora de lixar! Você vai precisar de 2 a 3 folhas de lixa de madeira número 100. Não se preocupe, cada folha custa menos de R$1,00. Não precisa de lixar o móvel inteiro, mas lixe bem todas as faces que vão receber a tinta. A lixa serve para deixar a superfície bem rugosa. Assim, a tinta rende mais e você precisará de menos camadas de tinta para cobrir bem o móvel. Isso acontece porque sem a lixa, algumas madeiras absorvem muita tinta.

Lixando o Móvel

Foto: Blog Louco por Decoração

Você precisa lixar até ver que a superfície está bem fosca, isso é, não está refletindo a luz. Para terem ideia, nesse criado nós gastamos de 20 a 30 minutos lixando. É a parte mais incômoda, porque algumas madeiras soltam bastante pó, mas vale a pena. Se for preciso, use uma máscara respiratória para se proteger.

Após lixar, limpe outra vez o móvel com um pano úmido, para retirar todo o pó e não prejudicar o acabamento da pintura.

3- Fundo Preparador

Você vai precisar passar um fundo preparador para madeiras antes de lixar. O próprio nome já diz: ele serve para preparar a madeira para receber a tinta. Assim não corre risco da tinta "craquelar", dar bolhas ou outros probleminhas que podem acontecer na execução. Esse fundo é vendido em lojas de tintas e, neste caso, um galão de 1/4 foi o suficiente e sobrou bastante.

Criado com Fundo Preparador para Madeiras

Foto: M2 Arquitetura

Use a fita crepe para proteger o móvel, para evitar de o pincel escorregar e você pintar onde não deveria. Utilize um dos pincéis para aplicar o fundo preparador, sempre tirando o excesso do pincel tentando pintar sempre no mesmo sentido para evitar marcas no móvel - tanto marcas de tinta escorrida quanto das cerdas do pincel.

No caso do criado, uma camada de fundo preparador já foi o suficiente para dar uma boa cobertura. Espere secar por 20 a 30 minutos antes de aplicar a tinta.

4- Pintura

Chegou a melhor hora! Leia cuidadosamente o rótulo da tinta, pois ele explica se precisa ou não diluir a tinta em água e também o tempo de secagem entre demãos. Neste caso, nós não diluímos a tinta.

Criado com Fundo Preparador para Madeiras

Foto: Site Vai com Tudo

Coloque um pouco de tinta em um recipiente - tipo um prato fundo, e use o rolinho de espuma, sempre tirando o excesso de tinta. Da mesma forma que o pincel, tente passar sempre no mesmo sentido de pintura. Use o outro pincel para pintar os detalhes e cantinhos que o rolinho não pegar. Para o criado nós passamos duas camadas de tinta, esperando 2 horas entre camadas para secagem. Após secar a última camada, retire a fita crepe com cuidado.

5- Verniz

O verniz tem um cheiro bem forte, além de manchar o piso. Então, forre bem o piso com plástico ou jornal, e faça essa parte num local arejado. Leia o rótulo para entender a quantidade de camadas necessárias e também a distância de aplicação. Para o criado usamos duas camadas de verniz, esperando 15 minutos entre camadas para secagem.

Criado Pintado cor Apatita Suvinil

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Essa etapa é importante para proteger bem o móvel e a nova pintura, evitando que a tinta descasque rápido ou marcas de copo sobre o móvel, por exemplo. Mesmo assim, é bom evitar as manchas utilizando um apoio para copos sempre que precisar.

Criado Finalizado

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

E esse foi o resultado do nosso criado! Não ficou uma graça? Deu um charme totalmente novo para o ambiente e o custo total dessa reforma foi de R$ 115,00 sendo que muitos dos materiais, inclusive a tinta, poderá ser utilizado em outros trabalhos D.I.Y.

O que acharam desse post? Foi útil para vocês? Deixe seu comentário!


#quarto #doityourself #passoapasso #façavocêmesmo #diy #interiores #transformação #madeira #sustentabilidade #arquiteturasustentável #dicasdaM2 #decoração #quartodecasal #reforma

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle