M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Dicas da M2: D.I.Y MESINHA AMARELA


O Dicas da M2 de hoje trouxe para você mais um tutorial de reforma de móveis: uma vida nova para uma mesinha de madeira que existia no quarto da Rayssa e do Daniel, ganhadores do Sorteio Um Amor Berries - Transformação do Quarto de casal. Você também pode ver outros tutoriais aqui e aqui, ou procure pela tag "dicas da M2".

Mesinha Amarela no Closet depois da transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Antes da transformação fomos conhecer o casal vencedor do sorteio, e eles nos contaram que essa mesinha tinha sido da mãe da Rayssa, e eles ganharam de presente de casamento. Apesar de estar manchada e desgastada pelo tempo,resolvemos que a mesa merecia uma boa transformação porque tinha toda essa história e memória afetiva do casal em relação a ela.

Mesinha no Closet antes da transformação

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Decidimos ao longo do projeto que iríamos manter a sua função, que era de mesa de apoio para uma poltrona existente no closet. Como a paleta de cores escolhida para o quarto era cinza, amarelo e azul turquesa, escolhemos o amarelo para trazer vivacidade para o ambiente. O amarelo é uma cor vibrante que ajuda a iluminar e dá a sensação de ânimo e otimismo para os ambientes - em ambientes como quartos, que são mais tranquilos, essa cor deve ser dosada cuidadosamente de forma a evitar desconforto visual. Por esse motivo escolhemos um amarelo mais claro, não tão vibrante: o Canário Belga, da Coral.

Para fazer uma transformação como essa, em um móvel de madeira, você precisará de:

- 2 a 3 folhas de lixa para madeira nº 100; - 1 galão de 1/4 de fundo preparador para metais e madeira (Primer); - 1 galão de 1/4 de Tinta Esmalte a base de água cor Canário Belga, da Coral. - 1 lata de verniz para madeira (usamos o fosco, mas existe o brilhante também); - 1 rolo de espuma de 9cm para pintura; - 2 pincéis de cerdas macias; - 1 pano macio; - Recipiente de pintura (tipo bandeja); - Papelão ou saco de lixo para forrar o local da pintura; - Luvas e mascara para proteção.

Antes de começar prepare o ambiente: forre bem o piso onde vai trabalhar, coloque suas luvas e a máscara de proteção. Agora podemos começar limpando o móvel com um paninho e depois passamos para a fase de lixar. Lixar um móvel de madeira é muito importante para retirar restos de tinta, manchas, vernizes e também para deixar a superfície mais porosa para absorver a pintura. É necessário lixar até que a madeira esteja bem fosca, sem refletir a luz.

Lixar o Móvel antes de pintar

Foto: Via Pinterest

Após lixar, limpe novamente o móvel, dessa vez usando um pano úmido e retirando todo o pó gerado ao lixar.

Antes de pintar precisamos aplicar uma camada do Fundo preparador para metais e madeiras, uma espécie de tinta branca que vai fazer exatamente o que o nome já diz: preparar a madeira para receber a tinta, de forma que ela fique bem uniforme, sem bolhas e sem descascar.

Use um dos pincéis para aplicar este fundo e aguarde em torno de 20 minutos para secagem - muito cuidado na hora de pintar! Tire o excesso de tinta do pincel e observe para que não escorra a tinta: se escorrer não tem como passar outra camada de tinta por cima para tirar, será preciso lixar novamente o local e pintar outra vez. Então, é melhor pintar com calma e observar bem para que o acabamento fique bom.

Passar Fundo Preparador para metais e madeiras

Foto: Via Pinterest

Agora é a parte mais gostosa de fazer: pintar! Usando o rolinho de tinta para as superfícies planas e o outro pincel para os detalhes, aplique a tinta amarela tomando bastante cuidado para não escorrer. A lata informa que é preciso diluir a tinta antes de usar, mas a gente não fez isso. Achamos que a tinta já tinha uma textura legal, a tinta esmalte a base de água praticamente não tem cheiro e a cobertura ficou ótima sem precisar de diluição.

Para essa mesinha, precisamos de 3 camadas de tinta para um acabamento perfeito e cobertura completa, mas muitas vezes 2 camadas já bastam. É preciso esperar pelo menos 2 horas entre as camadas para secagem: essa é uma informação que também está na lata da tinta e que é importante seguir para que o acabamento final fique bem legal.

Projeto 3D do quarto: Mesinha amarela no closet

Imagem produzida pela M2 Arquitetura

Por fim, é só aplicar o verniz! Ele é super importante para proteger a tinta, evitando que ela manche ou fique arranhada ou desgastada, aumentando a durabilidade do seu móvel. Porém, tanto o verniz fosco quanto o brilhante possuem um cheiro forte então aplique-o em um local bem arejado e com o piso protegido com jornal - o verniz também pode manchar o seu piso.

Nós aplicamos nessa mesinha 2 camadas de verniz, esperando 15 minutos entre as camadas. O resultado final ficou muito incrível: nós adoramos esse D.I.Y e os donos ficaram emocionados de poderem manter sua antiga mesinha em casa!

Projeto 3D do quarto: Mesinha amarela no closet

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

#quarto #decoração #quartodecasal #reformademóveis #reforma #dicasdaM2 #upcycling #pinturademoveis #interiores #madeira #façavocêmesmo #diy #passoapasso #transformação