DICAS DA M2 - D.I.Y. de uma luminária cheia de personalidade


Hoje vamos trazer mais uma dica dentre a nossas prediletas: D.I.Y. de uma luminária feita com ripas de madeira e lâmpada de filamento. Pra quem não se lembra, essa luminária fez parte do projeto da promoção "Um Amor Berries“. Quer saber um pouco mais sobre o projeto... é só clicar aqui.

Luminária com ripas de madeira e lâmpada de filamento

Imagem: Luiza Villarroel Fotografia

Materiais necessários

Dentre os objetivos principais desse modelo está a criação de uma luminária diferente, prática e muito interessante. Atenção! Você pode precisar de algum parafuso, cola, lixa ou outro material que não constará na lista básica, mas que pode facilitar a sua montagem. Então, vamos ao que interessa:

- Ripas de madeira com cerca de 20 a 30 cm de comprimento - usamos a madeira Pinus, que além de ser a especificada em nosso projeto, é uma madeira mais macia e fácil de manusear. Mas é claro que você pode escolher outro tipo de madeira de acordo com a cor e textura que mais se identificar!


- Cabo PP de duas pernas / dois fios de 1,5 mm. O comprimento depende do local onde você irá instalar a luminária e o ponto de energia mais próximo. Deixamos aproximadamente 2,5 m de cabo. Esta metragem pode variar dependendo de como você quer que o fio fique, se mais ou menos enrolado na luminária.


-01 soquete para lâmpada, 01 plug ou pino de tomada macho e 01 interruptor. Nós optamos por um soquete que já tem o interruptor integrado, na nossa opinião é uma opção mais prática tanto para a execução quanto para o uso.


DICA: fica mais bonito quando todos estes itens da parte elétrica são de uma mesma cor.


-Cola, prego, parafuso - o que você achar melhor para fixar as duas ripas de madeira perpendiculares uma a outra. Para esta luminária é importante se preocupar em como irá fixá-la na superfície (seja na parede, cabeceira, quadro...). Em casas de ferragens você tem inúmeras opções para isto.


-01 lâmpada de filamentos bem bonita! Aconselhamos optar pelas lâmpadas de filamento LED, tem baixo consumo de enrrgia e não produz tanto calor quando comparada as de filamento de carbono. Apesar destas vantagens, o custo da opção em LED é mais elevado. (Ver na imagem abaixo as várias opções de formas e desenhos).


-Furadeira e broca para madeira com diâmetro um pouco maior que o diâmetro do Cabo PP.


-Lápis, tesoura, trena, régua, fita isolante como materiais auxiliares.


- Na segunda fotografia abaixo ainda colocamos uma fita isolante amarela. Nossa primeira ideia foi deixar o fio colorido mas, depois que montamos com o fio preto, adoramos o resultado e assim ficou!

Modelos de lâmpadas de filamento

Imagem: Pinterest

Materiais básicos para a produção da luminária

Imagem: Acervo das arquitetas

Processo de montagem

- A primeira etapa é unir as duas ripas perpendicularmente e deixá-las separadas.

-Para a montagem da parte elétrica, se tiver alguma dificuldade, na primeira montagem é importante pedir ajuda para alguém que já tenha domínio do assunto. Nas próximas você já "pega o jeito" e consegue fazer as ligações de forma mais simples.

-Primeiro passo é ligar uma das extremidades do cabo PP ao soquete.

Depois disso, é preciso tomar uma decisão a respeito de como você quer que esta luminária se comporte. Neste modelo achamos uma boa ideia fazer um furo na madeira que fica na parte superior da luminária para que pudéssemos passar o fio por esta abertura e garantir que o fio ficasse sempre pendurado naquela posição, podendo assim regular a sua altura de forma a impedir que ele fique escorregando das ripas. Esta foi a nossa escolha. Vimos vários outros modelos que deixam o cabo mais livre e simplesmente enrolado nas ripas.

No vídeo abaixo, publicado pela arquiteta de interiores Mariana Martins, a luminária é adaptada para mesa. Para isto, ela faz uma série de furos na madeira de forma que o cabo fique trançado por toda a peça.

Vídeo Youtube: Luminária de madeira por Mariana Martins

Feito isso, você já pode conectar a outra extremidade do cabo ao interruptor e plug da tomada.

Não se esqueça de conferir se a metragem do cabo está de acordo com o que você deseja, a altura e a distância em relação a tomada, mais a folga do cabo para as voltas em torno do suporte da luminária.

Pronto! Você já pode instalar a lâmpada e se encantar pela sua luminária!

Luminária com ripas de madeira e lâmpada de filamento

Imagem: Luiza Villarroel Fotografia

#sustentabilidade #arquiteturasustentável #arquiteturadeinteriores #diy #façavocêmesmo #luminárias

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle