DICAS DA M2: D.I.Y PINTURA COM STENCIL


Nós adoramos os projetos que podemos fazer nós mesmas, em casa, sem stress e sem muito gasto. E principalmente quando se trata de transformar ambientes. Já falamos aqui no blog sobre como podemos transformar vários tipos de móveis, mas e as paredes?

Parede pintada com stencil

imagem via pinterest

Temos posts no blog sobre as diferenças entre papel de parede, tecido de parede, e adesivos, mas hoje vamos falar sobre uma forma diferente de dar cara nova a uma parede: pintura com stencil! Ele é um acetato recortado que funciona como um molde para a pintura, gerando no fim do trabalho uma estampa contínua. Aqui em BH existe apenas a Stencil Decor como fabricante de stencil e eles produzem vários tipos, com diversas estampas e tamanhos diferentes, podendo inclusive personalizar o design.

Materiais

Para pintar você mesmo é um pouco trabalhoso, não vamos mentir, mas o resultado é maravilhoso e muito gratificante. O stencil custa entre R$45,00 e R$65,00 e é um molde de aproximadamente 55x55cm. Ele também vem com um molde em forma de tira de 7x55cm para fazer os acabamentos do teto e cantinhos da parede.

Stencil 55x55cm

imagem: Stencil Decor

Para pintar você vai precisar de:

1 pano úmido

1 Rolo de fita crepe

Jornal e/ou sacos de lixo para proteger o piso

1 bucha (dessas de cozinha mesmo)

1 stencil na estampa escolhida

Papel branco de rascunho

Trena, régua e lápis

1 rolinho de espuma

1/4 de galão de tinta acrílica a base de água na cor escolhida

1 recipiente para a tinta (pode ser um prato que você não use mais, ou algo parecido)

Proteções: máscara e luvas (se sentir necessidade)

Materiais para pintura

Foto: Construro

Para começar os trabalhos

Primeiro de tudo, forre o piso do local com os sacos e lixo ou jornais para proteger da tinta. Limpe toda a parede com um pano úmido para tirar o pó e as pequenas sujeiras. Com a fita crepe, proteja o rodapé, o cantinho das paredes adjacentes e do teto, o que evitará de você pintar sem querer fora do local desejado. Você também pode proteger todas as caixinhas de interruptores e tomadas cobrindo-as por completo com a fita crepe.

A seguir hora de marcar a posição do stencil na parede: a ideia é começar a pintar fazendo um retângulo centralizado na parede. Para isso, use a trena para medir 20cm do teto, piso e paredes laterais e trace uma reta vertical que será o seu ponto de partida para começar a pintar.

Posicionamento do Stencil

Foto: Canal Stencil Decor no You Tube

Posicione o stencil alinhado com a reta desenhada e comece de cima para baixo. Com a fita crepe, fixe os quatro cantos do acetato na parede. Coloque um pouco de tinta no prato, escoste o rolinho levemente e descarregue um pouco da tinta no papel pintando-o até que ele pinte de forma uniforme. Para pintar o stencil, o rolinho deve estar mais seco, sem muita tinta, se não ela pode vazar pelos cantinhos recortados do acetato.

Passe o rolo no acetato pintando primeiro as bordas e depois o centro do stencil. Retire o stencil da parede e cole ao lado, utilizando a pintura que foi feita como molde para posicioná-lo - não se procupe, se você colocou pouca tinta no rolinho, quando retirar o stencil a tinta já estará quase totalmente seca e não irá borrar o próximo. Caso a tinta extrapole muito os cantinhos do stencil ou escorra, sem estresse: utilize a bucha e o pano úmido para limpar as bordas.

Posicionamento correto do stencil

Foto: Stencil Decor

Porém é importante ter em mente que o resultado do stencil não é igual um papel de parede: ele é mais rústico mesmo, por mais que você tome cuidado a tinta passa um pouquinho para fora das bordas recortadas e a tonalidade da tinta não fica a mesma na parede inteira - ela terá pequenas nuances. Nós achamos que isso é justamente o mais legal: o resultado é mais rústico do que um papel de parede, imperfeito de propósito!

Pintando a parede com o Stencil

Foto: Faz Simples

Acabamentos Finais

Para os acabamentos: quando chegar a hora de pintar as caixinhas de tomada, fixe bem o stencil na parede e passe o rolinho até encontrar com as arestas das caixinhas. Na hora de pintar os cantos da parede e a parte próxima das portas e janelas, o stencil pode ser dobrado para facilitar a sua fixação na parede. Na parte dobrada tente passar o rolinho uma única vez, para evitar de borrar ou da tinta sair para fora do desenho. e necessário, use a tirinha do stencil para finalizar os acabamentos.

Após a pintura é só retirar as fitas crepe e curtir a parede transformada!

Projeto M2 Arquitetura - Quarto de Música com Stencil

Foto: M2 Arquitetura, stencil da Stencil Decor

Projeto M2 Arquitetura - Sala de Jantar e Estar

Foto: M2 Arquitetura, stencil da Stencil Decor

#arquitetura #doityourself #passoapasso #façavocêmesmo #diy #interiores #arquiteturadeinteriores #transformação #diy #stencil #dicasdaM2 #decoração #reforma #pintura #pinturacomstencil

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle