DICAS DA M2: D.I.Y - Como fazer uma luminária de mesa?


Se você acompanha o nosso blog, sabe que sempre gostamos de postar itens D.I.Y. Falamos sobre trabalhos que são fáceis de fazer em casa, não exigem muitas ferramentas e alcançam um resultado bonito, diferente e inusitado para a decoração dos ambientes.

Por isso, hoje vamos falar sobre essa luminária de mesa, feita com madeira pinus. Com um toque industrial, ela traz aconchego para o ambiente, além de muita personalidade. Quer dar uma carinha diferente para uma mesinha lateral, bancada de estudos ou precisa de uma luz de leitura na cabeceira da cama? Continue lendo e aprenda a confeccionar essa luminária!

Luminária de mesa D.I.Y de madeira pinus Foto: M2 Arquitetura

Separe os materiais necessários

Para fabricar essa luminária você vai precisar de:

Madeira pinus: 1 peça de 45x8x3cm

1 peça de 13x8x3cm

1,5m a 2m de Cabo PP preto

1 plugue de tomada macho preto

1 interruptor de abajur

1 bocal (soquete) para lâmpada preto

1 lampada LED de filamento 8 watts

2 parafusos de 6cm

Lapis e borracha

Trena

Furadeira

Chave de fenda

Estilete

Materiais necessários para luminária Foto: M2 Arquitetura

Corte a madeira nos tamanhos corretos

Ao comprar a madeira pinus você poderá pedir ao fornecedor que corte nos tamanhos certos para você. Caso não seja possível, será preciso serrar você mesmo. Mas não se preocupe, essa é uma madeira bem macia de serrar. Você precisará de um serrote ou segueta para cortar e da ajuda de uma pessoa para firmar a peça para você.

Use a trena e o lápis para marcar uma linha no local que deve ser cortado, assim ficará mais fácil serrar em linha reta. Com uma lixa de madeira número 100 dê acabamento na parte que foi serrada.

Monte a estrutura básica

A estrutura básica da luminária forma um T. Para montá-lo da forma correta, alinhe a peça menor sobre a maior em uma das laterais e faça um risco com o lápis. Assim você deverá marcar 13cm na peça maior, como na imagem abaixo.

Marcação na madeira com lápis Foto: M2 Arquitetura

Agora, apoie a peça menor sobre a linha , de forma que as duas madeiras fiquem perpendiculares, e marque com o lápis. Faça também uma marcação de onde ficarão os dois parafusos., de forma simétrica.

Para finalizar as marcações, divida o espaço onde deverá passar o fio fazendo um X com o lápis onde cada furo deverá ficar. Veja a imagem abaixo:

Marcação na madeira com lápis Foto: M2 Arquitetura

Agora é hora de furar. Fure primeiro os 3 pontos para a passagem do fio. Para isso, escolha uma broca um pouco mais espessa do que o cabo PP, para que ele passe com facilidade. Se tiver uma parafusadeira, use-a para colocar os parafusos nos locais marcados. Caso não possua, use uma broca um pouco menor do que a espessura do parafuso, assim ele ficará bem firme. Utilize uma chave de fenda para ajudar a enroscar.

Veja abaixo como deve ficar a estrutura pronta:

Estrutura da luminária pronta

Foto: M2 Arquitetura

Faça a instalação elétrica

Bocal

Para começar, lembre-se que em uma extremidade do fio você vai instalar o plugue da tomada. Na outra extremidade estará o soquete da lâmpada. Vamos começar a instalação por esse último. O soquete tem uma tampinha que precisa ser retirada antes de colocar o fio. É só usar a chave de fenda para soltar o parafuso principal (na parte de dentro do bocal). Passe o fio pela tampa primeiro.

Com o estilete ou um alicate, corte por volta de 2cm do plástico preto que envolve o cabo PP. Você verá que ele envolve 2 outros fios: um neutro (azul) e um fase (que pode ser vermelho, marrom ou preto). Da mesma forma, o bocal tem espaço para as duas ligações: o parafuso central é o fase, enquanto o lateral é neutro. para fazer a ligação, desencape 1cm de cada fio, e torça os cabos de cobre para ficar mais fácil. Solte os parafusos e coloque o fio de cobre em cada buraquinho, ligando fase com fase e neutro com neutro. Aperte os parafusos novamente - a corrente elétrica passa pelo contato do parafuso com o fio de cobre. Agora você pode colocar a tampa do bocal novamente.

Bocal (soquete) - parafuso central (dentro da parte preta) é o fase

Foto: Componel Eletronic

Estrutura da luminária pronta e com fio

Foto: M2 Arquitetura

Plugue

Passe o cabo pela estrutura da luminária e agora podemos instalar o plugue da tomada. Abra o plugue retirando os parafusos com a chave de fenda. Da mesma forma do bocal, você precisará retirar um pedaço do plástico preto, dessa vez retirando uns 4cm (faça a medição de acordo com o plugue que você comprou, para que o fio preto faça o acabamento rente ao plugue). Desencape a pontinha do fase e do neutro, e ligue nos parafusos da mesma maneira que foi feita no bocal. O plugue não tem lado neutro e fase, então é só ligar um fio em cada parafuso.

Instalação do plugue da luminária

Foto: M2 Arquitetura

Faça com que o fio contorne os obstáculos dentro do plugue, para evitar que eles encostem um no outro, e feche o plugue com os parafusos retirados. Tente colocar a lâmpada e ligar na tomada para ver se a ligação elétrica está funcionando - pausa para ver a mágica acontecer! Se quiser pode até deixar assim, mas é melhor ter o interruptor para facilitar o uso.

Interruptor

Por fim, vamos instalar o interruptor, de forma que ele fique mais próximo da luminária e seja mais funcional. Escolhendo o melhor local, meça o interruptor e retire a capa preta do fio exatamente do tamanho do interruptor. Corte o fio fase ao meio. O neutro não precisa ser cortado, mas se cortar sem querer (como a gente fez), não precisa desesperar, é só emendar de novo e colocar uma fita isolante em volta.

Agora que você já fez a ligação do bocal e do plugue, o interruptor é simples. É só tirar o parafuso com a chave de fenda e ligar cada pontinha desencapada do fio fase em um parafuso, como fez das outras vezes. O fio neutro passa direto sem ligar em nada. Feche o interruptor de novo e ligue a luminária na tomada para testar.

Instalação do interruptor da luminária

Foto: M2 Arquitetura

Prontinho! Agora que você aprendeu a fazer essa luminária de mesa, aprenda também a fazer uma luminária de cabeceira!

Luminária de mesa D.I.Y pronta

Foto: M2 Arquitetura

#diy #luminárias #madeira #façavocêmesmo #doityourself #iluminação #decoraçãofácil #decoraçãosimples #pinus #adornos #passoapasso #diy #dicasdaM2

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle