M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

5 motivos para contratar uma consultoria de arquitetura


Após adquirir a casa / apartamento, ou um espaço para comércio, muitas pessoas se sentem perdidas para organizar os ambientes e, ao mesmo tempo, personalizá-los sem gastar muito. Essa necessidade pode ser resolvida com algumas alterações pontuais e práticas. Neste momento, a orientação de um arquiteto ou designer de ambientes é capaz de coordenar as suas ideias, organizando e otimizando seu espaço, dentro do orçamento que você pretende investir.

Mas, qual a principal diferença entre uma consultoria e o projeto de arquitetura? A consultoria é um projeto de uma forma mais prática e resumida. Um projeto completo exige mais etapas e têm mais processos envolvidos, como demolições de paredes, alterações elétricas e hidráulicas, e até mesmo etapas de aprovação do projeto na prefeitura do município.

Já a consultoria prevê alterações simples de projeto, que não envolvem os itens anteriores e são geralmente voltadas para decoração de interiores, seja de ambientes residenciais ou comerciais. Você se identifica com essa situação e quer transformar o seu espaço com alterações rápidas? Descubra agora as 5 vantagens da consultoria de arquitetura!

Briefing para projeto de Consultoria

Foto: Luiza Villarroel

01. Aproveitamento do espaço

A consultoria pode ser online ou presencial. No caso da opção virtual, o cliente deve passar para o profissional fotografias do ambiente e as suas dimensões gerais (comprimento x largura x altura do ambiente), assim como a relação das aberturas (portas e janelas) ou algum mobiliário que queira ser incluído em projeto.

Para a opção presencial, o profissional vai até o local para a realização do levantamento técnico e fotográfico antes de dar início ao projeto de consultoria. Também é importante uma conversa inicial – que chamamos de briefing, com os clientes para que fiquem claras as intenções de alterações do espaço, assim como os gostos e desejos.

Com as dimensões em mãos, o arquiteto consegue desenvolver opções de layout que visem o melhor aproveitamento daquele espaço conforme as necessidades que foram solicitadas no briefing.

Vale lembrar que também existem casos em que o cliente não deseja uma mudança radical de layout. Apenas mudanças visuais como alteração de cores na parede, novos adornos ou modificar móveis. Nesses casos a contratação de um bom profissional é essencial para, por exemplo, trabalhar com as cores e mudar a percepção do espaço. Assim você pode conseguir um ambiente mais amplo, aconchegante ou buscar outras sensações provocadas pela decoração do espaço.

02. Melhor custo-benefício

Por ser um processo mais simples que o projeto arquitetônico convencional, o serviço da consultoria em arquitetura se torna uma opção que tem os custos mais reduzidos. Serão menos etapas de projeto e menos burocracia já que o cliente precisará de soluções pontuais para o espaço.

Dessa forma, um ponto interessante deste serviço é que ele torna-se objetivo e claro. Os profissionais atendem o cliente conforme as necessidades que ele apresenta para aquele espaço, propõem soluções práticas, visando o orçamento e prazo estipulado.

03. Aproveitamento do tempo

O perfil dos clientes que procuram pela consultoria, são de pessoas que não querem construir "do zero", querem apenas dar uma repaginada em algum ambiente ou até montá-lo, porém, sem grandes alterações. Muitas vezes, as pessoas que procuram estas mudanças já moram ou utilizam este espaço - ou parte dele e por isso, não querem conviver muito tempo com obra ou demorar a executar o ambiente.

A consultoria precisa corresponder a estas expectativas tanto com referência a concepção do processo - opção por soluções que sejam práticas e de execução simplificada - como o tempo de desenvolvimento de uma consultoria é mais rápido do que o projeto convencional. É um contato ágil e prático.

04. Agilidade de transformação

Alterações pontuais podem gerar grandes impactos nos espaços sem grandes modificações. Temos a capacidade de transformação da consultoria de arquitetura associada a agilidade de transformação.

Vamos dar um exemplo prático que desenvolvemos em nosso escritório: o projeto a seguir foi a transformação de um quarto de casal que desenvolvemos em um modelo de consultoria e levou 15 dias desde a entrevista com os clientes, levantamento, concepção do projeto e transformação do ambiente.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre este projeto? Clique aqui.

05. Resultado final incrível

Engana-se quem acha que a consultoria deixa a desejar por ser um serviço diferente e mais prático que o projeto. Você terá a assessoria de profissionais de arquitetura que deixarão o espaço com a sua cara, atendendo suas necessidades, seu orçamento, seu cronograma e evitando o quebra-quebra!

A seguir temos alguns exemplos de projetos de consultoria que já desenvolvemos em nosso escritório.

Sala da Dóris

Projeto M2 Arquitetura

Cozinha da Márcia e do Nelson

Projeto M2 Arquitetura

Sala da Fernanda

Projeto M2 Arquitetura

Quarto da Marcinha

Projeto M2 Arquitetura

Curtiu? Então conheça mais sobre o nosso serviço de consultoria e veja alguns projetos que já fizemos!