DICAS DA M2: D.I.Y - Prateleiras suspensas por cordas


Nós adoramos incorporar em nossos projetos elementos que sejam reutilizados ou transformados e por isso, acabam gerando também um valor afetivo.

Uma outra forma de criar itens no projeto que faça com que os usuários tenham uma identificação imediata é através do que chamamos de Do It Yourself (Faça Você Mesmo). O termo se refere, como a própria tradução diz, a tudo que a própria pessoa constrói, e nós da M2 Arquitetura acreditamos que o D.I.Y. está totalmente relacionado com nossos ideais de sustentabilidade e personalização de cada projeto.

Neste post vamos mostrar uma ideia simples de D.I.Y. que executamos no quarto do casal selecionado para o sorteio Um Amor Berries: prateleiras suspensas por cordas.

Se quiser lembrar deste projeto, veja aqui.

Prateleira suspensa por cordas - D.I.Y. por M2 Arquitetura

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

A ideia do projeto

Desde o início a ideia era que o casal tivesse um cantinho para expor alguns itens que fossem importantes para eles. Mas não queríamos que fossem simplesmente nichos ou prateleiras! O quarto estava muito especial para elementos tão comuns. Depois de muitas pesquisas e referências, tivemos a ideia de suspender a(s) prateleira(s) por cordas tipo sisal, que dariam um pouco de rusticidade ao ambiente e combinariam muito bem com a madeira que já tínhamos escolhido usar no projeto: a Pinus.

Materiais para a prateleira - chapa de pinus (100x30cm), corda sisal branca (3m), ganchinhos

Foto: M2 Arquitetura

A princípio nossa proposta era trabalhar com duas prateleiras suspensas mas, após uma avaliação estrutural, confirmamos que o mais seguro seria apenas uma prateleira.

ATENÇÃO: isso é imprescindível! O peso a ser considerado não é só o da carga a ser suportada, mas também o peso da própria prateleira. Da mesma forma, a prateleira pode ser suspensa na parede ou na laje. Outro ponto importante: se sua casa tiver forro de gesso, esse material não será capaz de suportar a prateleira. Aqui fizemos os ganchinhos instalados na parede porque era o indicado para este projeto. Por isso, na dúvida CONSULTE UM ESPECIALISTA (arquiteto ou engenheiro).

Os materiais

Definido estes detalhes, hora de colocar a mão na massa! Usamos uma chapa de madeira Pinus, nas dimensões 100 x 30 x 3cm, uma corda sisal branca de aproximadamente 3m, e dois ganchinhos para a fixação na parede (cada um suportava cerca de 25kg). Foram feitos quatro furos em cada uma das extremidades da prateleira com o diâmetro um pouco maior que o da corda, uma dica muito importante é que os furos devem estar alinhados para que a prateleira fique no prumo.

Alinhamento dos 04 furos feitos na chapa

Foto: M2 Arquitetura

A montagem

Feito isso, é só partir para a montagem! A corda deve ser divida em duas partes iguais para que cada uma delas passe pelos dois furos em cada extremidade e fique embaixo da prateleira, servindo como um apoio. Se a corda estiver muito "desfiada", você pode enrolar suas pontas com fita crepe para ajudar na passagem pelo furo (mas, não se esqueça de removê-la depois que tudo estiver pronto).

ATENÇÃO: as dimensões da chapa e da corda vão variar conforme a necessidade de cada projeto - tanto pelas dimensões de cada prateleira, quanto pela altura que ela deverá ser instalada e o pé direito (altura do piso ao teto) do ambiente.

Instalação da prateleira pela Sette Engenharia - uma das metades da corda envolve a parte debaixo da chapa e é amarrada em um dos ganchos instalados na parede.

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

Cada um dos ganchos deve ser instalado nas extremidades da chapa, alinhados aos furos. Depois disso, as duas pontas de cada corda deverão ser amarradas firmemente ao seu respectivo gancho. Faça um nó bem apertado para garantir que ele não irá se soltar. Neste caso também utilizamos um lacre de plástico na cor transparente para dar maior segurança.

Está pronta a sua prateleira! Uma execução simples, mas que traz um diferencial ao ambiente.

E aí, gostaram da dica? Então deixe sua sugestão para outros D.I.Y nos comentários desse post!

Prateleira suspensa por cordas - D.I.Y. por M2 Arquitetura

Foto: Luiza Villarroel Fotografia

#arquiteturadeinteriores #arquiteturasustentável #sustentabilidade #doityourself #diy #façavocêmesmo #prateleiras #decoração #interiores #quartodecasal

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle