top of page

5 tipos de revestimento para as paredes


Fonte: projeto autoral M2 Arquitetura


Os revestimentos de parede são ótimas opções para repaginar as paredes da casa, deixando-as estilosas e decoradas. Hoje em dia existem tantas alternativas que as vezes fica difícil escolher. Porém, você pode escolher mais de um tipo e fazer uma composição com as diferentes texturas, deixando a decoração contemporânea e sofisticada.

Nós selecionamos 5 tipos de revestimentos para a parede para ajudar na sua escolha! Veja agora nossas dicas.

1. Papel de parede

Vamos começar do começo: sem dúvida uma opção extremamente popular para a decoração das paredes, seja da casa, loja, restaurantes, clínicas e tantos outros estabelecimentos. Sua versatilidade é atrativa porque possibilita redecorar e mudar completamente a aparência de um espaço sem precisar de quebradeira e reformas longas.

Eles são encontrados no mercado com diversas estampas e cores, desde os tradicionais arabescos e listrados, papéis que imitam texturas de materiais (tais como tijolos, pedras, cimento queimado e madeira), até os papéis de parede digitais, com estampas totalmente personalizadas.

Existem os papéis de parede autoadesivos, que geralmente são mais baratos e mais fáceis de aplicar, e as opções que precisam de uma cola específica, e geralmente dependem de mão de obra especializada para a aplicação. Em geral, a qualidade, textura e durabilidade dos segundos são melhores do que dos primeiros. Já os autoadesivos são uma ótima alternativa para os espaços alugados, quando não se tem pretensão de ficar por muito tempo no local.

Ambas as categorias podem ser utilizadas em diversos ambientes. A dica é tomar cuidado com as especificações do fabricante. A maioria dos papéis não é indicada para áreas molhadas, tais como banheiros e cozinhas, mas também existem opções laváveis que podem ser usadas nesses locais.

Fonte: projeto autoral M2 Arquitetura

2. Pedras naturais

As pedras naturais, ou rochas, como é o termo técnico correto trabalhado no mercado de pedreiras e marmorarias, são opções também muito versáteis e elegantes, além da vantagem de terem uma longa durabilidade. Porém, com um custo e mão de obra de instalação mais elevados.

Elas podem ser aplicadas nas áreas externas, em fachadas, muros, cascatas para piscinas, muros de arrimo ou contenção do solo. Já nas áreas internas elas são mais comumente utilizadas em pisos e bancadas, mas também podem revestir paredes em cozinhas, banheiros, salas, cabeceiras de quartos e, se for o caso, lareiras e adegas.

As pedras podem ter um acabamento rústico, mais utilizados nas áreas externas, como é o caso de seixos rolados, pedras filetadas (geralmente Canjiquinha, São Tomé), ou mesmo placas de granito levigado para fachadas de edifícios e lojas. O acabamento polido é dado em mármores e granitos para revestir as paredes internas.

Fonte: Unsplash. Foto: Sonnie Hiles

3. Porcelanatos

Os porcelanatos são, provavelmente, os revestimentos mais utilizados hoje em dia. Eles estão aí para revestir pisos e paredes externos e internos, piscinas, escadas e até mesmo podem ser esculpidos para bancadas e cubas. Eles ganham atualizações anuais e, no Brasil, têm seus lançamentos apresentados na feira Exporevestir, que acontece em São Paulo, geralmente em março ou abril.

Os porcelanatos conseguem exprimir diferentes texturas, reproduzindo características de pedras naturais e madeiras. A impressão digital dos porcelanatos faz com que eles possam receber estampas diferenciadas, coloridas, geométricas, retrô, rústicas ou modernas. Podem ser utilizados para criar paredes de destaque na decoração ou para revestir ambientes inteiros, com a vantagem de terem alta durabilidade e serem fáceis de limpar, exigindo pouca manutenção.

Em geral, podemos dizer que o custo dos porcelanatos é menor do que das pedras naturais e maior do que os papéis de parede. Entretanto, vale lembrar que eles têm uma característica mais definitiva, assim como as pedras, e ao contrário dos papéis.

Fonte: projeto autoral M2 Arquitetura

4. Pastilhas

Elas também já são bem conhecidas no mercado da construção civil e decoração. Tiveram seu auge nos anos 90 e 2000, quando foram muito utilizadas para revestimento de fachadas de edifícios (10x10cm a 20x20cm) e depois, de banheiros e cozinhas, em medidas menores como 2x2cm e 5x5cm.

Entretanto, se engana quem pensa que essa moda já passou. Existem novidades em pastilhas que simulam tramas de tecido de couro, pastilhas em formatos diferenciados como as hexágonos, triângulos ou losangos. O acabamento também mudou: hoje elas aparecem em textura fosca, acetinada, brilhante ou até mesmo metalizada.

Existem também as pastilhas feitas de materiais recicláveis, buscando maior sustentabilidade. É o caso das pastilhas de fibra de coco e as de PET. As primeiras com acabamento rústico e as últimas com acabamento brilhante, que poderia facilmente ser confundida com uma pastilha de vidro ou cerâmica.

Fonte: projeto autoral M2 Arquitetura


5. Placas de revestimento 3D

As placas de revestimento 3D são outra novidade que está sendo muito usada na arquitetura, tanto para chamar atenção em fachadas de edifícios comerciais e residenciais, quanto nos interiores. Aliada a uma iluminação adequada, elas representam um destaque de impacto em qualquer decoração.

As placas 3D podem ser trabalhadas em diversos materiais, desde os resistentes e duráveis cimentícios, ACM (metálico) para as fachadas externas, ou os revestimentos de custo mais acessível: em placas de gesso ou PVC.

Fonte: Admirato Revestimentos

No texto de hoje você conheceu sobre os principais revestimentos de parede para deixar os ambientes bonitos e valorizados. Essas opções têm custos que se adequam a diferentes orçamentos, basta escolher a ideal para você!

Nós também podemos auxiliar nessa tarefa. Elaboramos seu projeto para que você possa visualizar as opções e indicamos as que são mais adequadas para sua demanda. Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos serviços!

bottom of page