M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

revitalização da praia popular de formiga

Autor: Michelle Lopes

Render: Igor Araújo
Área: 50.000m2
Localização: Belo Horizonte - MG
Ano: 2015

Trabalho de Conclusão de Curso de graduação da UFMG

A Praia Popular artificial era um espaço público usado por toda a cidade e região. Com o tempo foi sendo abandonado pelo poder público, que não deu a manutenção necessária e consequentemente, tornou-se uma área insegura e foi abandonada pela população.
 

Este projeto prevê um programa que abriga atividades que podem acontecer durante os três turnos do dia, de forma a sempre trazer movimento para o espaço. São elas: restaurante, salas de aulas de dança, luta e artes de forma geral, espaço de convivência capaz de receber feiras e shows, ambientes voltados para a área de lazer e para a Lagoa do Fundão (que fica próxima ao terreno) como as quadras, churrasqueiras e a própria praia.


A estrutura das construções é metálica, o telhado das edificações é uma cobertura verde que consegue captar parte da água da chuva para a sua própria irrigação. Existe também uma cobertura modular, com três tipos de vedações, o que forma uma malha ao longo do terreno e faz um jogo de luz e sombra. A implantação das edificações, quadras e demais construções do programa visam o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural.