Papel ou tecido de parede: qual a melhor opção?


Depois da nossa postagem sobre Adesivos e Stencil que você pode conferir aqui, decidimos falar um pouco mais sobre os papéis e os tecidos de parede. O efeito final dos dois tipos é praticamente o mesmo então, como escolher? A gente te ajuda!

O mais tradicional: papel de parede

O papel de parede é uma ótima alternativa para mudar a decoração de um espaço sem obra, quebra-quebra e com um bom custo benefício.

Existem alguns tipos, vamos citar alguns modelos para você se familiarizar:

- PALHA NATURAL: Com acabamento rústico, produto feito por fibras naturais de folhas, cascas de árvore ou tramas de bambu prensadas. A limpeza deve ser apenas com espanador ou aspirador de pó.

Papel de parede de palha natural

Papel de parede de palha natural

Imagem Via Pinterest

- VELUDO: Este tipo de papel de parede apresenta um acabamento mais "requintado" e geralmente, é usado em ambientes mais sofisticados. É uma opção de custo mais elevado. A limpeza deve ser com aspirador de pó e espanador.

Papel de parede de veludo

Papel de parede de veludo

Imagem: Revista Casa Cor

- VINÍLICOS: Revestidos com uma camada de vinil e isso dá uma aparência plástica ao produto. A manutenção pode acontecer com detergente neutro com uma bucha ou escovinha.

Papel de parede vinílico

Papel de parede vinílico

Imagem Via Pinterest

- VINILIZADOS: Com uma textura lisa por não ter nenhum tipo de revestimento sobre o papel, isso faz com que a sua durabilidade caia e fique entre cinco e sete anos, enquanto os outros modelos podem durar até mais de dez anos. A limpeza é feita com produto neutro ou pano úmido.

Papel de parede vinilizado

Papel de parede vinilizado

Imagem Via Pinterest

- EMBORRACHADOS: Recebe uma camada de EVA e isso faz com que ele tenha uma textura um pouco emborrachada. Mesmo tipo de manutenção dos vinílicos.

Papel de parede emborrachado

Papel de parede emborrachado

Imagem Via Pinterest

- TNT: O diferencial deste tipo de papel de parede é que ele pode ser removido e reinstalado em outro local. A manutenção é a mesma dos vinilizados.

Papel de parede TNT

Papel de parede TNT

Imagem Leroy Merlin

- ALTO-RELEVO: Produto feito com espuma injetável que faz com que ele tenha uma textura "fofa". A limpeza é a mesma para aqueles feitos em veludo e palha natural.

Papel de parede em alto relevo

Papel de parede alto-relevo

Imagem Via Pinterest

- 3D: Feitos geralmente de material emborrachado ou vinílico, são a grande tendência na decoração atual. Limpeza feita por espanador ou aspirador de pó.

Papel de parede 3d

Papel de parede 3D

Imagem Via Pinterest

- MICA: Pedras micas verdadeiras são prensadas na superfície do papel. Ele não pode ser molhado e a limpeza deve ser apenas com aspirador de pó ou espanador.

Papel de parede de mica

Papel de parede de Mica

Imagem Via Pinterest

Por que investir em um papel de parede?

- Uma das vantagens do papel de parede é que, por já existir no mercado há vários anos, é fácil encontrar mão de obra qualificada para a instalação;

- Papeis de parede de qualidade podem durar até quinze anos (ou mais);

- São versáteis, podem ser usados ou na parede inteira, ou em parte dela. A criatividade é que manda!

O que preciso saber antes de aplicar o papel de parede?

A parede de instalação não pode apresentar infiltrações, umidade ou trincas, caso contrário poderão aparecer manchas.

Para paredes com cerâmica, é necessário passar a massa corrida para a regularização da superfície. Para superfícies de fórmica, muitas vezes lixar já é suficiente.


Montagem de papéis de parede

Imagens via Pinterest

Uma novidade: o tecido de parede

O tecido de parede é uma solução mais recente, mas já encontrou o seu nicho no mercado e portanto, também está disponível em várias cores e estampas. A grande vantagem dele é ser reaproveitável. Se você se mudar, ou decidir usá-lo em outro local, ele pode ser retirado e aplicado em outra superfície.

Montagem de tecidos de parede

Imagens via Pinterest