top of page

9 Formas de deixar sua casa mais aconchegante no inverno

O inverno está chegando e com ele a vontade de ficar em casa só aumenta. Nada melhor do que deixar o ambiente bem quentinho e agradável para essa estação, não é mesmo?

Por isso trouxemos hoje algumas mudanças rápidas que podemos fazer na decoração da casa para deixa-la mais quentinha e acolhedora. Vamos conferir?


Projeto M2 Arquitetura: Apartamento FG

Quais são as opções para aquecer o ambiente?

Para quem mora em cidades mais frias existem excelentes opções que são permanentes, ou seja, envolvem uma reforma ou construção. Além de deixar a casa mais elegante e sofisticada, são opções que podem ser personalizadas para o seu estilo de vida, deixando o ambiente mais agradável. Porém, as tecnologias possibilitaram a instalação de algumas dessas opções sem envolver grandes reformas. Continue acompanhando para entender mais.


1. Pisos aquecidos

Os pisos aquecidos são tecnologias muito usadas no aquecimento dos ambientes, com baixo custo de manutenção, eles são capazes de elevar a temperatura dos espaços. Uma grande vantagem é que, ao contrário do ar condicionado, os pisos aquecidos não deixam o ar mais seco, e nem alteram sua composição.


Eles podem ser feitos por sistemas hidráulicos ou elétricos. O sistema hidráulico como o próprio nome diz, funciona com água aquecida, e é mais usual em imóveis maiores, com mais de 400m2, uma vez que demandam mais energia para funcionar. Os pisos aquecidos com sistema elétrico podem funcionar com mantas ou cabos calefatores. As mantas são mais utilizadas em reformas, porque não precisam de aumentar o nível do contra piso. Já os cabos exigem um contra piso mínimo de 2cm.


Os sistemas elétricos geralmente são mais utilizados, por serem mais fáceis de instalar e mais econômicos. Eles recebem resistências que são colocadas abaixo do piso e irradiam calor para o ambiente, e a temperatura pode ser controlada. Os valores de instalação podem variar de R$200,00 a R$300,00 por metro quadrado.


Fonte: webarcondicionados

2. Aquecedores

Os aquecedores são também uma ótima opção para aquecer os ambientes no inverno, e são encontrados de diversos tamanhos, preços e sistemas de aquecimento. O mais comum deles é também o mais barato: os de resistência incandescente. Por ser portátil, facilita o seu uso para quem não quer investir em uma estrutura permanente. Porém, o calor costuma ficar mais concentrado próximo ao aparelho, não tendo uma distribuição uniforme no espaço.


Foto: os10melhores.com

Outro tipo de aquecedor é o cerâmico, chamado assim por ter uma camada cerâmica que envolve uma resistência para aquecer. Porém, a cerâmica retém calor, e consegue dissipá-lo de maneira mais uniforme no ambiente, com auxílio de uma ventoinha. Eles podem ser portáteis ou embutidos, mas tem a desvantagem de serem mais barulhentos. Por outro lado, tem a vantagem de não tirar a umidade do ar, e terem maior economia de energia.


Já os aquecedores a óleo são mais caros do que os elétricos, mas consomem menos energia. Eles também possuem uma resistência, mas o óleo demora um pouco mais para aquecer o ambiente.


Os climatizadores são aparelhos que podem ser utilizados tanto para aquecer quanto resfriar os ambientes, além de serem portáteis. Dessa forma, são muito versáteis, e podem ser utilizados em todas as estações do ano. A desvantagem é que seu funcionamento implica uma redução na umidade do ambiente, e também podem ser mais barulhentos do que os aquecedores de resistência incandescente ou à óleo.


Existem também os aquecedores a gás, mas, justamente por esse motivo não são indicados para ambientes residenciais internos. Além disso, são mais pesados, sendo indicados para ambientes grandes e abertos, como em restaurantes.


3. Lareiras

As lareiras são, talvez, a primeira opção que pensamos para aquecer os ambientes. Mas lareira tem que ser de lenha, com chaminé e produz muita fuligem, certo? Errado! Hoje em dia existem diversas opções de lareiras, inclusive portáteis que não precisam de chaminé, não fazem sujeira e podem ser facilmente instaladas em casa.


O modelo mais tradicional é a lareira à lenha, mas por conta dessas dificuldades de mão de obra e de precisar de uma chaminé, acaba não sendo o mais prático. Se você busca praticidade, as lareiras ecológicas são uma excelente opção, porque usam álcool ou etanol, não precisam de chaminé e existem modelos portáteis.


Outra alternativa de lareiras que não usam lenha e não precisam de duto de exaustão são as lareiras a gás. Apesar disso, elas dependem de uma reforma para instalação da tubulação de gás. Essas lareiras podem ser de dois modelos: com pedras vulcânicas ou com lenhas de cerâmica. No primeiro as pedras têm a função de reter o calor e manter a temperatura do ambiente. Já no segundo a grelha pode ser apoiada em qualquer superfície, e a lenha de cerâmica tem alto rendimento térmico.


Quais são as opções de decoração para o inverno?


Foto:dicadaarquiteta.com

4. Mantas de Tricô

As mantas de tricô são elementos que trazem conforto, tanto visual como térmico. A textura dos tecidos é responsável por trazer a sensação de aconchego. Um local estratégico para deixá-las é no sofá, que além de compor a decoração, ficará de fácil acesso para você se cobrir enquanto assiste sua série favorita!


Porém o sofá não é o único local para colocar as mantas. Elas podem ser utilizadas também em poltronas ou na cama, como pezeira. Fora isso, as mantas estão disponíveis no mercado em diferentes materiais, estampas e texturas. Assim você pode brincar com as cores e variar a decoração da casa!


Outro ponto importante sobre as mantas é a forma como elas são posicionadas no espaço: podem ser dobradas, em um canto do sofá ou posicionadas na diagonal. Podem também ser colocadas de forma mais despojada na cama, por exemplo.


5. Almofadas

As almofadas são itens que dão uma charme especial ao ambiente, e para dar um toque mais quentinho, aposte em cores escuras, pois elas retêm o calor e fazem com que o ambiente fique mais confortável nesse friozinho. Se você é do time que não curte cores escuras, pode também utilizar tons pastéis, que harmonizam bem com diferentes estilos de decoração. Aposte em tecidos de tricô, flanela ou malha, que já cumprem o papel de esquentar o ambiente.


As almofadas de pelo longo trazem um ar escandinavo para a decoração, e tem uma textura bem agradável ao toque, principalmente quando o tempo está mais frio. Porém, se você sofre com alergias, talvez não sejam a melhor opção, já que acabam acumulando mais ácaro.


6. Luzes Amareladas

A iluminação de um ambiente é transformadora: além de nos guiar e orientar, ela pode ser difusa ou focada, dando destaque a elementos da decoração e criando diferentes cenas nos ambientes.


As luzes são encontradas no mercado em diferentes cores, por terem a propriedade conhecida como Temperatura de Cor (TC), que é medida em kelvin (K). As luzes mais alaranjadas e amareladas são consideradas de temperatura de cor quente (2700K a 3500K), e são mais relaxantes, aconchegantes e podem ser utilizadas também para criar um clima romântico no ambiente. Para quem busca um lar intimista a iluminação amarelada e indireta é uma ótima escolha, e pode ser usada em sancas, cortineiros iluminados, fitas e perfis de LED e arandelas.


A luz chamada de neutra tem temperatura de cor intermediária, de 3500K a 4500K, e tem uma cor entre o amarelado e o branco, sendo indicadas para iluminação geral de ambientes como cozinhas, escritórios e banheiros.


Por fim, a luz que é chamada de luz branca tem, na verdade, um espectro azulado e uma Temperatura de Cor mais alta (ao contrario da temperatura em graus Celsius, quanto mais alta a TC da luz, mais fria ela é). Por isso, não são indicadas para ambientes residenciais, e sim para consultórios médicos, salas de cirurgia, laboratórios, entre outros.


Em ambientes residenciais elas são desconfortáveis, e quando utilizadas por longo período podem causar desconforto visual e dores de cabeça.


7. Tapetes

No inverno os pisos frios, tais como cerâmicas, pedras e porcelanatos, podem ser desconfortáveis, uma vez que absorvem pouco calor. Para deixar os ambientes mais aquecidos os tapetes são uma ótima alternativa que, além de diminuir o contato dos pés com o piso, deixam o ambiente acolhedor e bem decorado. Podem ser também um excelente aliado nos ambientes integrados, ajudando a delimitar os espaços. Vale ainda fazer uma sobreposição de tapetes e deixar tudo ainda mais estiloso, desde que não atrapalhe na circulação, é claro!


Eles também são encontrados com várias alturas de pelos. Se o objetivo é aquecer o ambiente, quanto maior a altura do pelo, mais confortáveis e aconchegantes eles ficam. Porém, assim como as almofadas, os tapetes de pelos longos tem a desvantagem de acumularem mais ácaro, sendo desaconselhados para pessoas alérgicas.


8. Flores Secas

As flores naturais são lindas, e trazem cor e alegria para os ambientes. Porém, é preciso ter tempo e disciplina para mantê-las bonitas. No inverno, uma opção interessante são os arranjos com flores secas, capim ou folhagens desidratadas, que dão um toque rústico ao ambiente.

Fáceis de cuidar, elas trazem aconchego e elegância na decoração, ajudando a deixar o ambiente agradável nas temperaturas mais baixas. Aproveite de um cantinho nas mesas aparadores e nichos que podem ser preenchidos com essa linda categoria de plantas.


9. Velas Aromáticas

A luz gerada pelas velas é capaz de criar uma atmosfera envolvente no nosso lar, e usá-las de forma criativa propõe um efeito suave e harmonioso. Já pensou em acomodar velas dentro de potes de vidro transparentes ou copos delicados? O efeito visual pode ser incrível! As velas nos remetem delicadeza e garantem uma sensação acolhedora, que tem tudo haver com essa estação.


Como você pode ver no conteúdo de hoje, o inverno é uma estação fria, mas pode trazer muito aconchego para a casa de diversas maneiras. Os tecidos, plantas e o fogo se tornam protagonistas nesse quesito. Entretanto, é preciso estar atento à harmonia do ambiente, pois o excesso de cores e tecidos podem deixar o ambiente carregado, especialmente nos espaços compactos. Se você está em dúvida no design e decoração do seu ambiente, não hesite em procurar um profissional para ajudá-lo nessa tarefa. Nossa equipe é especializada e tem o conhecimento técnico para te ajudar. Entre em contato com a gente!

bottom of page