top of page

ARQUITETURA CRIATIVA - O que são os espaços de descompressão?

Muito tem se falado dos espaços de descompressão que algumas empresas tem adotado com o intuito de melhorar a sua produtividade. Neste post vamos explicar o que são estes ambientes e porque eles tem se tornado uma estratégia, principalmente para as grandes empresas, como melhoria de produtividade e integração da equipe de trabalho.

O que são os espaços de descompressão?

Para começar, os espaços ou salas de descompressão são ambientes dentro dos escritórios que fogem do padrão "mesa/cadeira/computador" e proporcionam atividades variadas para seus usuários com o objetivo de aliviar a tensão e estresse do dia a dia do trabalho. Na sua configuração, geralmente, são encontrados pufes, mesas de sinuca e totó, sofás confortáveis, tv, livros e até mesmo serviços de massagem, manicure ou aulas de meditação / Yoga.

Geralmente a arquitetura desses espaços favorece um momento de tranquilidade e descontração dos funcionários, por meio do uso de cores vibrantes e mobiliário associado ao conforto, bem como equipamentos voltados para a diversão.

Sede da Walmart

Sede da Walmart em São Paulo - Estudio Guto Requena

Imagem: Galeria da Arquitetura

Sede da Walmart

Sede da Walmart em São Paulo - Estudio Guto Requena

Imagem: Galeria da Arquitetura

Sede da Walmart

Sede da Walmart em São Paulo - Estudio Guto Requena

Imagem: Galeria da Arquitetura

Qual a vantagem de ter um espaço como esse na empresa?

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site da UOL (veja aqui), os espaços de descompressão não são uma iniciativa que favorece apenas os funcionários, mas também as empresas. Além do fato da produtividade e a satisfação por parte dos empregados aumentar, o índice de pedido de demissões também foi reduzido em até 50%.

Hotmart

Sede da Hotmart em Belo Horizonte - Obvio Arquitetura

Imagem: Galeria da Arquitetura

Outra característica interessante e muito importante sobre as salas é a oportunidade que estes espaços dão aos funcionários de uma convivência que não existiria na configuração padrão de um escritório. Esta interação promove uma troca de ideias e experiências que leva a um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

O objetivo desses espaços é diminuir a pressão do dia a dia empresarial sobre os funcionários, afinal, ninguém consegue 100% de produtividade todos os dias. Assim, aqueles que precisam criar ideias para a divulgação, venda ou criação de novos produtos e projetos se sentem a vontade para espairecer a cabeça. Com isso eles sentem mais inspirados e motivados a trabalhar, melhorando a sua produtividade na empresa.

Sede da Google em Londres

Sede da Google em Londres - PENSON

Imagem: Archdaily

Sede da Google em Londres

Sede da Google em Londres - PENSON

Imagem: Archdaily

Studio Sol

Studio Sol em Belo Horizonte - Todos Arquitetura + Estudio Guto Requena

Imagem: Archdaily

Quando esse conceito começou nas empresas?

Ao longo do post colocamos algumas imagens de projetos de multinacionais e empresas no Brasil. Este conceito começou a ser implantado em escritórios como o Google e o Facebook e agora já se é adotado por empresas de porte menor. Uma observação é que este tipo de espaço nem sempre tem uma boa aceitação por qualquer tipo de empresa.

Escritórios que trabalham com processos criativos, como marketing e tecnologia, costumam adotar com mais facilidade estas salas do que, por exemplo, aqueles da área de contábeis ou advocacia. Os espaços de descompressão devem ser usados a favor das empresas e estar de acordo com o conceito de cada uma. Porém, uma coisa é certa, é uma alternativa muito interessante para aqueles que querem aumentar a produtividade e interação do escritório!

Como você pode conhecer hoje, os espaços de descompressão não são locais para de divertir e esquecer de trabalhar, mas sim locais para relaxar a mente por alguns momentos, e assim ser mais produtivo e motivado no trabalho.

O post de hoje acrescentou conteúdo e conhecimento para você? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

bottom of page