top of page

07 Formas de pendurar quadros na parede


Uma das primeiras atitudes de quem quer decorar um espaço é optar por colocar quadros nas paredes. É uma ideia simples mas, que gera muitas dúvidas. Observamos que, muitas vezes, as pessoas deixam de colocar este tipo de item em casa por medo de "não saber escolher" ou "onde colocá-los".

Neste post vamos ajudar a "clarear" algumas ideias, direcionando na escolha de cores, tipologia e por fim, na orientação e disposição deste artigo de decoração que é amplamente usado seja lá qual for o gosto.

Montagem de quadros

Imagem via Pinterest.

Antes de qualquer conceito relacionado a composição de cores e formas, o mais importante na escolha de um quadro é que ele tenha algum significado para você - seja porque te traz alguma lembrança, faz referência a algo importante ou simplesmente porque você gostou da imagem / montagem / frase.

Após escolher as opções que você se identifica, algumas questões relacionadas à decoração são interessantes de serem observadas. Por exemplo, as cores predominantes que compõem seu ambiente formam a sua paleta de cores, o ideal é que seu quadro esteja dentro desta composição ou tenha cores que harmonizem com aquelas que mais se destacam no espaço.

Montagem de quadros em cozinha gourmet

Composição de quadros para cozinha gourmet - cores dentro da paleta de cores usada no projeto.

Imagem: M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade.

Menos é mais!

Outra dica é não usar um quadro que tenha um desenho / montagem muito denso em uma parede que já seja desenhada por exemplo, com um papel de parede ou um revestimento mais elaborado. A junção destas duas composições pode gerar uma poluição visual. Caso você queira colocar o quadro em uma situação desta, dê preferência para aqueles mais simples, formados por frases ou croquis.

Se você vai fazer uma montagem e está insegura (o) sobre como combiná-los, alguns pontos são interessantes de serem observados para não ter erro.

É legal que eles tenham um mesmo "tema" ou temas parecidos, é mais difícil de acertar em uma combinação de um quadro que represente uma natureza morta com outro que seja uma fotografia um bebê, por exemplo. Além disso, para esta situação também vale a dica da paleta de cores: escolha quadros dentro da paleta para que combinem com o ambiente e entre si.

Composição de quadros

Composição de quadros em empresa de marketing - Projeto No Clima Marketing Jovem.

Imagem: M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade.

É claro que existem situações que são criadas composições inusitadas que deixam o espaço mais criativo e funcionam muito bem, mas nossa intenção aqui é simplificar o processo de forma que qualquer pessoa consiga ter autonomia nas escolhas.

E como eles ficam na minha parede? Esta é outra dúvida muito comum! Principalmente quando se trata de uma montagem, existem várias maneiras de você pendurá-los (ou não) na parede. E nós dizemos "ou não" porque ainda existe a possibilidade de apenas apoiá-los em alguma prateleira, ou dependendo da sua dimensão, até no piso.

Quadros apoiados em prateleira

Quadros apoiados em prateleira - Projeto Concurso MRV.

Imagem: M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade.

A seguir demonstramos alguns tipos de composições de quadros que podem ser usados.

01. Centralizado com relação ao mobiliário.

Disposição do quadro centralizado

02. Alinhados entre si com referência a face superior (ou inferior).

Quadros alinhados pela face superior

03. Alinhamento pelo centro dos quadros.

Quadros alinhados pelo centro

04. Organizados em fileira

Quadros organizados em fileiras

05. Organizados em fileira e "zigue-zague"

Quadros organizados em fileiras e "zigue-zague"

06. Organizados em "nuvem" por um eixo horizontal.

Quadros organizados em nuvem pelo eixo horizontal

07. Organizados em "nuvem" pelo eixo vertical.

Quadros organizados em nuvem pelo eixo vertical

Observe que em todas as opções, as distâncias entre os quadros foram padronizadas, isso gera um conforto visual e simetria.

E então, ficou inspirada(o)? Essas são apenas algumas opções, vale ser criativa(o) e fazer vários experimentos - é claro, que sem furar a parede, deixe para usar a furadeira quando você tiver certeza de como quer que tudo fique.

Se estiver com receio de "estragar" a sua parede, não desanime! Existem atualmente no mercado algumas soluções para isso como a fita dupla face, ou os ganchos adesivos. A Casa Cláudia publicou uma matéria com algumas formas de pendurar quadros sem furar a parede, vale a pena conferir!

Depois deste post você está apto a escolher seus próprios quadros e montá-los na parede que mais gostar! São milhares de modelos para todos os gostos e estilos!

Montagem de quadros

Imagem via Pinterest.

bottom of page