M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Por que você precisa conhecer os espaços de coworking?


Provavelmente você já deve ter, pelo menos, escutado a palavra "coworking". Pode até não saber exatamente o que é, mas este é um conceito que tem sido amplamente divulgado.

Na atual realidade do país e também, pelas novas formas e conceitos de trabalho e "como trabalhar", estes espaços tem se tornado uma opção super interessante para quem quer economizar ou fugir da mesmice de passar o dia todo dentro de uma sala de escritório. Então entenda agora tudo sobre os coworkings!

O que é um Coworking?

Ele é um espaço de trabalho compartilhado entre pessoas de diferentes empresas que alugam um determinado espaço e dividem o escritório e seus recursos. Desta forma, você tem diferentes tipos de profissionais, sejam eles autônomos ou que trabalham para pequenas / grandes empresas, todos trabalhando em um mesmo lugar.

Sinergia Cowork Palermo. Projeto de Emilio Magnone e Marcos Guiponi. Foto por Marcos Guiponi.

Imagem: Archdaily

Como funciona?

De uma forma geral, os coworkings disponibilizam uma estrutura básica que é o posto individual de trabalho (com ponto de tomada e internet), sala de reuniões, banheiros e copa.

Daí esta estrutura pode variar tanto em escala, quanto em variedade de serviços. Alguns oferecem espaços de descompressão (se quer ver um post que já fizemos sobre estes espaços, clique aqui), salas com vários postos de trabalho individuais, salas menores com número limitado de usuários para que pessoas de uma mesma empresa possam ficar juntas, salas de Skype (pequenas salas - algumas até com tratamento acústico - para que as pessoas possam fazer chamadas de vídeo sem incomodar os outros usuários), e outros tipos de ambientes que incentivem a produção e a criatividade.

Os pacotes de serviços são geralmente formatados em valores por hora de trabalho, dia ou até em planos mensais / trimestrais e anuais. O profissional que se interessar em trabalhar em um coworking terá apenas o custo deste pacote. Os custos de internet, luz, água, aluguel / condomínio, telefone, já estão incluídos nesta taxa.

Sinergia Cowork Palermo. Projeto de Emilio Magnone e Marcos Guiponi. Foto por Marcos Guiponi.

Imagem: Archdaily

Quais as vantagens e desvantagens?

A maior característica de um espaço de coworking é a facilidade de troca de ideias, informações e conhecimento entre os profissionais que trabalham neste espaço. São pessoas de diferentes profissões que compartilham experiências e que podem inclusive, fazer negócios entre si. O clima destes lugares geralmente é leve e descontraído.

Outra questão a ser levada em consideração é que muitas vezes, o custo com uma sala própria pode ser maior que o aluguel do coworking, o que torna esta opção bem atrativa, principalmente para profissionais autônomos.

Porém, esta atmosfera descontraída e de várias pessoas trabalhando juntas em um mesmo ambiente, nem sempre é adequada a qualquer tipo de profissional ou personalidade. Há profissões que exigem mais formalidade no ambiente de trabalho e/ou pessoas que tem maior dificuldade de concentração e podem ter algum problema de adaptação em um coworking.

E agora...algumas referências!

Podemos falar que chegou a hora deste post que nós mais gostamos: vamos mostrar várias referências de espaços de coworking pelo mundo!

Essa nova "forma de trabalhar" começou nos Estados Unidos no ano de 2005, introduzida pelo engenheiro de software Brad Neuberg. Com o passar dos anos, os coworkings tem ganhado cada vez mais força.

A Revista Exame fez uma reportagem sobre estes espaços em 2013 e é uma leitura rápida e interessante, se interessar, é só clicar aqui.

O site Archdaily também fez uma seleção de espaços e falou um pouco sobre o tema em novembro de 2017 com a matéria: "Coworking: Espaços de trabalho compartilhados."

A seguir, nós mostramos a nossa seleção de espaços. Vem conferir!

Espaço Coworking. Projeto de APPAREIL. Foto por José Hevia. Barcelona / Espanha.

Imagem: Archdaily

Cloud Coworking. Projeto por MESURA. Foto por Salva López. Barcelona / Espanha.

Imagem: Archdaily

LAB 48. Projeto por Coletivo de Arquitetos. São Paulo / SP

Imagem: Casa de Valentina

Oficinas Guateque. Estudio Atemporal.

Imagem: Estudio Atemporal

CO.W. Coworking. Projeto por B. Magalhães. São Pulo / SP

Imagem: Galeria da Arquitetura

O post de hoje mostrou um pouco sobre os coworkings e de como eles estão revolucionando a forma de trabalhar no Brasil. Você gostou desse assunto? Então saiba um pouco mais sobre arquitetura corporativa!

#arquitetura #coworking #coworkers #espaçosdedescompressão #arquiteturacriativa #arquiteturadeinteriores #arquiteturacorporativa