Qual é a importância da decoração de ambientes para a casa?

Com as mudanças de comportamento, das relações de trabalho e de moradia, os cômodos estão se tornando cada vez menores, fazendo com que o aproveitamento dos espaços seja fundamental. Por esse motivo, quem está reformando ou construindo precisa entender a importância da decoração para os ambientes.

Como as cores, o mobiliário e a iluminação podem transformar o espaço? Se você tem dúvidas na hora de escolher os elementos para decorar sua casa, e quer entender melhor sobre este assunto, este texto vai ajudar.

Quarto de Casal - Arquitetura de Interiores

Imagem: M2 Arquitetura

Aproveitamento do espaço

Um espaço bem aproveitado ganha funcionalidade e melhora a qualidade de vida das pessoas. Quando bem planejada, a decoração pode dar a sensação de amplitude e aconchego aos ambientes. Escolher móveis do tamanho apropriado, deixar espaços livres para a circulação e instalar elementos como prateleiras e armários ajudam, e muito, a utilizar bem a área disponível.

Dessa forma, a dica essencial para aproveitar bem o espaço é medir o ambiente e, se puder, desenhá-lo. Ao fazer isso você terá uma noção real do espaço e estará mais consciente do que cabe ou não naquele local.

Se você tem dificuldade de pensar na composição dos espaços, provavelmente está confuso quanto a decorar por conta própria ou com auxílio profissional. A boa notícia é que podemos ajudá-lo a ficar mais tranquilo.

Quando contratar um profissional?

Se a intenção é elaborar apenas a decoração dos ambientes, é possível coletar referências de design na internet e executar, inclusive, projetos D.I.Y (em inglês, do it yourself, que significa “faça você mesmo”). Uma das principais fontes de pesquisa de imagens na área de arquitetura, design e decoração é o Pinterest. Com ele, você poderá criar pastas para coletar imagens e, assim, escolher o estilo que mais combina com você.

Entretanto, quando a transformação envolve reformas elétricas, hidráulicas, demolição e/ou construção de paredes, é importante pensar em contratar um profissional de arquitetura. Ele guiará você durante todas as fases do projeto, garantindo sua segurança durante a reforma. Além disso, fará um planejamento da obra de maneira que atenda ao seu orçamento.

Escolhendo o mobiliário

A importância da decoração é facilmente notada quando estamos em um espaço bem concebido. Então, primeiramente pense no posicionamento dos móveis essenciais e que ocupam uma área maior (como sofá, mesa de jantar, cama, etc.). Faça isso de acordo com o que vai trazer maior conforto e praticidade para você.

Respeite o estilo de decoração escolhido ao selecionar os móveis e fique atento à qualidade dos mesmos. Pense que vai utilizá-los todos os dias. Portanto, é fundamental que eles atendam às suas necessidades, tanto de uso quanto de conforto.

Definição das cores

Todas as cores possuem um significado, podendo interferir em nosso humor, emoções e até mesmo em nossa produtividade, devendo ser usadas em harmonia com o restante da decoração. Um cômodo muito colorido pode causar estresse e sensação de caos, enquanto um todo branco dá impressão de frieza ao espaço.

Uma boa dica é escolher uma paleta de cores, assim ficará mais fácil de decorar. Comece com uma paleta mais neutra e acrescente alguns pontos de cor para alegrar e personalizar o ambiente. Mais uma vez, desde que observado o estilo de decoração escolhido, também é possível brincar com texturas, papéis de parede e adesivos para complementar a decoração.

Quarto de Casal - paleta de cores: azul, amarelo, cinza e madeira natural

Foto: Luiza Villarroel.

Projeto: M2 Arquitetura

Iluminação

Assim como as cores, a iluminação também influencia diretamente em nossas atividades. Já reparou como escritórios e cozinhas geralmente são iluminados com luz branca, enquanto a amarela é mais comum em salas e quartos? Isso acontece porque a luz branca ajuda a melhorar nossa concentração, à medida que a amarela traz aconchego, sendo ideal para os ambientes de descanso.

As luzes ajudam a valorizar e dividir os espaços, podendo destacar objetos e dar um toque de elegância aos ambientes.

Decoração da sala: iluminação geral de teto, iluminação decorativa na parede e iluminação intimista para sala de jantar

Imagem: M2 Arquitetura

Não se esqueça dos detalhes

A decoração se transforma com os detalhes. Por isso, lembre-se de decorar também com almofadas, quadros, tapetes e cortinas para valorizar os ambientes.

Em resumo, é a decoração que personaliza e transforma uma casa num lar. Com essas dicas, ficou fácil entender a importância da decoração, não é? Leia também o nosso post 7 Formas de pendurar quadros para saber mais sobre decoração!

#decoração #decoraçãofácil #arquitetura #designdeinteriores #importânciadadecoração #aproveitamentodoespaço #contratarumprofissional #mobiliário #escolhermobiliário #cores #iluminação #detalhes

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle