M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

6 Formas de organizar a mesa de trabalho para aumentar sua produtividade


A procrastinação é um problema que afeta a grande maioria das pessoas. Durante o trabalho é difícil se concentrar com todas as distrações que chegam pela internet. Para quem trabalha em casa, qualquer coisa pode atrapalhar o trabalho: uma tarefa doméstica, o telefone que toca, a TV e até a vontade de assaltar a geladeira.

Você sabia que uma mesa de trabalho organizada pode ajudar a aumentar sua produtividade? Assim você terá melhor desempenho e concentração nas atividades que precisam de atenção.

Por outro lado, um espaço sem identidade e bagunçado pode se tornar monótono e estressante, prejudicando o desenvolvimento do seu trabalho. Então, aprenda com essas 6 dicas a organizar sua mesa e se tornar mais produtivo!

1. Tenha um espaço personalizado

Geralmente a mesa de trabalho é o local onde passamos a maior parte do nosso tempo, e ele pode nos afetar de maneira positiva ou negativa. Por isso, é sempre bom personalizar o espaço.

Decore com o estilo que faz você se sentir melhor, e use prateleiras, nichos e gavetas para deixar o ambiente mais organizado. É importante que você se sinta confortável nesse espaço, por isso é legal ter alguns objetos pessoais como uma foto da família ou de uma viagem que você já fez. Outro objeto que pode ter é uma bolinha antiestresse ou outros itens que ajudam a aliviar a tensão nos momentos complicados.

Quando você se identifica com o ambiente que trabalha, se sente mais relaxado porque o local traz bem-estar. Assim você terá maior concentração para produzir mais e melhor. Entretanto, tome cuidado para não carregar o espaço com muitos objetos de decoração. Quando se trata da mesa e trabalho, menos é mais.

veja mais sobre esse projeto

2. Planeje sua rotina de trabalho

Quando você tem o seu dia planejado, não só sua mente fica mais organizada, mas também sua mesa. Tenha uma agenda e uma rotina para antes e depois de produzir as atividades do dia. Todo mundo tem hábitos e eles precisam ser planejados - isso é o gerenciamento do tempo.

Então, separe um tempo antes de começar para servir um café e uma água, responder emails, fazer as ligações importantes e ver na sua agenda as atividades do dia. É melhor ter poucas metas no dia, de forma que você consiga cumpri-las, do que ter várias metas e ficar frustrado ao fim do dia porque não deu conta de fazer tudo.

Assim, quando você for executar suas ações não precisará espalhar vários papéis e livros na mesa, olha a a gente, computador e telefone ao mesmo tempo, porque tudo já está planejado.

3. Organize e guarde os papéis

Os papéis se multiplicam com facilidade: contas, cartões, folhas impressas, orçamentos, rascunhos, textos.. são tantos que é difícil ver uma mesa sem papéis espalhados. Para evitar essa bagunça, tenha um local certo para guardar os papéis.

Se preferir, você pode até separá-los por categoria. Tendo um lugar certo para guardas as coisas é mais fácil manter a mesa limpa e aumentar a sua produtividade. Lembre-se de jogar fora os papéis que não vai usar mais, e guardar num local seguro os documentos importantes.

Além disso, recomendamos também que você tenha um painel de recados e anotações. Você pode usar notas adesivas (post-it), um painel imantado ou um quadro de lousa. Outra opção são os quadros DIY onde são usadas linhas, e você pode prender os recados com clips de papel.

Escolha a opção mais adequada para você conseguir manter os recados atualizados e organizados. Dessa forma você não perde tempo procurando suas anotações.

4. Tenha os objetos que precisa sempre a mão

Fora as anotações e recados, você provavelmente tem objetos que usa todos os dias, como um caderno, canetas, seu telefone, etc. Mantenha esses objetos a vista e próximos de você.

Por outro lado, o excesso de objetos inúteis contribui, e muito, para uma mesa de trabalho desorganizada. Se você não utilizou um objeto durante uma semana, é sinal de que ele pode ser guardado ou jogado fora.

5. Aproveite as tecnologias

Hoje em dia apps e softwares são criados a todo momento. E eles podem ajudá-lo a ser mais organizado no trabalho. Use essas tecnologias a seu favor.

O Trello, por exemplo, é um aplicativo que pode ser usado tanto pelo computador quanto pelo smartphone, e ajuda a organizar as atividades do dia. Você pode criar pastas para cada atividade, estabelecer metas, adicionar comentários e facilitar sua organização.

Existe também o Remember the Milk, muito utilizado para gestão do tempo porque combina calendário e listas online. Já o Google Drive e Dropbox já são conhecidos pela armazenagem de arquivos online, assim você consegue acessar seus documentos de qualquer lugar que tenha internet (fora a segurança de ter um backup dos arquivos fora do computador).

Como esses existem muitos outros, desde aplicativos de gestão financeira a outros que lembram os usuários do horário de tomar água e se alimentarem. Busque informação para entender quais são as melhores opções para você.

6. Cuide para manter seu espaço limpo

Organização e limpeza são dois conceitos que andam juntos. Não adianta organizar um espaço todo se, no fim do dia, você vai deixar embalagens de comida e papeis amassados na mesa.

Então, da mesma forma que separa um tempo para responder seus emails no início do dia, e todas as outras coisas que falamos na dica 2 dessa lista, separe também um tempo para limpar tudo ao fim do dia. Dessa maneira a bagunça não se acumula e você poderá ter um dia tão produtivo amanhã como teve hoje.

Essas foram nossas 6 dicas para organizar a mesa de trabalho e aumentar sua produtividade! Você gostou desse conteúdo? Deixe nos comentários sua opinião e sugestões, e continue acompanhando nosso blog!

#mesadetrabalho #homeoffice #escritório #dicasdaM2 #organização #produtividade #trabalho #concentração