top of page

Saiba tudo sobre os telhados verdes!


É hora de tratar de uma dos temas que mais gostamos: soluções sustentáveis.

O telhado verde, telhado jardim, ecotelhado, cobertura verde e outros tantos termos que existem por aí para definir esta opção de cobertura que agrega beleza e traz várias vantagens tanto para o ambiente interno, quanto para o seu entorno imediato na escala da cidade.

Para começarmos este post da melhor forma, aí vai um projeto desenvolvido pelo arquiteto Renzo Piano para a Academia de Ciências da Califórnia. Seu telhado verde foi projetado em uma superfície ondulada e tem 10 mil metros quadrados. Encantador, não é?

Academia de Ciências da Califórnia, Renzo Piano

Imagem: Academia de Ciências da Califórnia. Projeto de Renzo Piano.

Fotografia por Tim Griffith

Fonte: Archdaily

Academia de Ciências da Califórnia. Projeto de Renzo Piano.

Imagem: Academia de Ciências da Califórnia. Projeto de Renzo Piano.

Fotografia por Tim Griffith

Fonte: Archdaily

Telhado verde na prática

A estrutura básica deste tipo de cobertura é composto por camadas, onde existem alguns pontos cruciais para que o sistema funcione bem. A impermeabilização da laje é um deles, como é um sistema que receberá e armazenará água, a umidade não pode passar para a estrutura e levar a infiltrações.

Estrutura em camadas de um telhado verde

Imagem: Camadas de um telhado verde

Fonte: Metalica

Para esta impermeabilização é aplicada uma manta asfáltica não somente na laje como na platibanda até uma certa altura (podemos considerar em torno de 40, 50cm). Nesta imagem é a camada denominada "lona preta de alta tração".

No Portal Metalica temos as imagens de um passo a passo para esta montagem. Na imagem abaixo, em uma laje de concreto com inclinação aproximada de 1,5%, a manta asfáltica foi aplicada.

Execução do telhado verde - Aplicação da manta asfáltica

Imagem: Montagem de um telhado verde

Fonte: Metalica

Após a manta asfáltica, temos a camada de argila expandida que é a "camada drenante" - ela drenará a água e também servirá como filtro. Além da argila expandida, também podem ser usados: seixos, britas ou manta drenante de poliestireno. Esta camada terá aproximadamente 7cm de espessura

Execução de telhado verde: camada drenante

Imagem: Montagem de um telhado verde

Fonte: Metalica

A próxima etapa é a aplicação de uma manta permeável (manta geotêxtil), esta é a camada filtrante que retém as partículas.

Execução de telhado verde: camada filtrante

Imagem: Montagem de um telhado verde

Fonte: Metalica

Sobre a manta temos o substrato que formará uma camada de cerca de 7/10cm. Na maioria dos casos é usada a terra vegetal ou a terra preta adubada.

Execução do telhado verde: substrato

Imagem: Montagem de um telhado verde

Fonte: Metalica

Finalmente temos a vegetação. Na foto foram dispostas placas de grama esmeralda. Uma observação importante é que as placas não encostam nas paredes, deixando um espaço que será preenchido com argila expandida - o que facilitará o escoamento, evitando infiltrações.

Execução de telhado verde: vegetação

Imagem: Montagem de um telhado verde

Fonte: Metalica

Tipos de telhado verde

Os telhados verdes são organizados de uma forma simples, em duas grandes categorias que variam de acordo com o "porte" da vegetação e a consequente carga distribuída na estrutura.

Intensivo

É uma tipologia mais espessa e com maior capacidade de suportar quantidade e variedade de vegetação. Comporta vegetação com altura variável entre 15 e 40cm. Por isso, é um sistema mais pesado e que requer uma manutenção mais cautelosa. A espessura mínima de instalação é 20cm e exige uma maior atenção no cálculo estrutural. No Brasil, para os edifícios em concreto armado, considera-se uma carga média de 300 kg/m².

Telhado verde intensivo

Imagem: Telhado verde intensivo

Extensivo

Um sistema mais leve, com espessura máxima de 8 cm e que não suporta grande carga de águas pluviais. O peso total fica entre 60 kg/m² e 150 kg/m². Sua vegetação geralmente é do tipo forração e a altura média varia entre 6 e 20 cm. Este modelo se torna mais viável economicamente.

Telhado verde extensivo

Imagem: Telhado verde extensivo

Fonte: Imagem via Pinterest

Vantagens e desvantagens

Os telhados verdes trazem benefícios para o ambiente interno da edificação e também para o clima da cidade quando usados em uma maior escala. Algumas das principais vantagens deste sistema construtivo são:

- Ajuda a combater as ilhas de calor nas grandes cidades, colaborando com o microclima. O telhado verde não propaga calor como outros tipos de cobertura como a telha metálica ou laje;

- Colabora com a redução da poluição e melhora a qualidade do ar;

- Garante um melhor isolamento térmico da edificação. A massa térmica da cobertura de terra ameniza as variações de temperatura ao longo do dia seja no verão, ou no inverno;

- Melhor eficiência energética desta edificação - o sistema garante uma redução da temperatura interna, reduzindo o consumo de energia, já que não será necessário a refrigeração (ar condicionado);

- Melhor isolamento acústico;

- Maior retenção da água pluvial. A vegetação auxilia na drenagem e reduz a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto, o que retarda o caminho da água e alivia a possibilidade de enchentes;

- Regula a umidade do ar no entorno da edificação;

- Dá a possibilidade de um espaço agradável na cobertura, que pode ter diferentes usos;

- Pode servir como habitat para espécies de pássaros locais e promove um reequilíbrio ambiental, especialmente quando são escolhidas vegetações nativas.

Telhado jardim

Imagem: Telhado verde

Fonte: Projetee

Como desvantagens, podemos citar:

- Ainda é um tipo de sistema com o custo mais elevado quando comparado à outros sistemas de coberturas mais tradicionais porém, como já falamos antes, existem várias opções de modelos para as coberturas verdes com preços variados;

- A boa impermeabilização e instalação do telhado é imprescindível para que todo o sistema funcione e não ocorra infiltrações pela laje;

- Disponibilidade de mão de obra qualificada para projetar e executar o serviço;

- Exige manutenção com certa frequência.

Nossas inspirações

Para finalizar este post, aqui vão algumas inspirações lindas de telhados verdes

Telhado verde - Daniel Koh

Imagem: Chameleon - Daniel Koh

Telhado verde - Escola de Arte,Design e Comunicação - Universidade Tecnológica de Nanyang - Cingapura

Imagem: Telhado verde - Escola de Arte, Design e Comunicação - Universidade Tecnológica de Nanyang - Cingapura

Fonte: Imagem via Pinterest

Telhado jardim - Residência JE

Imagem: Telhado verde - Residência JE

Telhado jardim

Imagem: Telhado verde

Fonte: Tua Casa

E então? Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro das tendências da arquitetura siga também nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest!

bottom of page