top of page

Guia para fazer uma reforma rápida em casa


reforma em casa casal

Foto: Organizzarte

As palavras "reforma" e "rápida" parecem andar sempre longe uma da outra, não é? Mas, na verdade, fazer uma reforma rápida é um dos maiores desejos de quem quer mudar alguma parte da casa. Se você se reconheceu nessa situação, esse post vai ajudar.

Vamos fazer um guia da reforma rápida, para ajudá-lo a entender quais são os principais fatores a serem considerados para não deixar a obra sair do controle e do prazo definido!

Planeje-se bem

Planejar a reforma é o primeiro passo para garantir o sucesso. Então, reúna-se com sua família, ou com as pessoas que moram com você, e estabeleçam seus objetivos. Nessa hora, pode ser que você conheça pontos de vista diferentes do seu, e o que é uma prioridade para você, pode não ser para o outro. Por isso a reunião vai ser tão importante.

Além disso, organizem a lista de prioridades pensando se toda a reforma será feita de uma só vez ou se você vai precisar fazer a obra em mais de uma etapa. Com isso você poupa tempo pesquisando e fazendo orçamentos de coisas que não vai executar por agora.

Lembre-se também de planejar a sua situação durante a obra: vai continuar morando em casa ou vai precisar se mudar por um tempo? Se for ficar em casa, é importante pensar em reformar um ambiente de cada vez, assim você não fica sem um espaço privado. Já se você decidir se mudar por um tempo, até a reforma acabar, procure os locais onde você poderia se hospedar, como a casa de um amigo ou familiar, um hotel ou alugar um apartamento.

projeto em equipe

Foto: DMaisB

Busque referências

Procurar referências na internet não é só um passatempo. Elas servem para ajudar a clarear as ideias e entender que tipo de reforma você pretende fazer. Essa pesquisa não deixa de ser também uma forma de se planejar. Com ela será mais fácil decidir, por exemplo, se você vai demolir uma parede para ter uma cozinha americana ou se vai mantê-la num cômodo fechado.

Fora isso, é importante buscar referências de estilo de decoração. Assim você pode entender melhor sobre o seu gosto e o que é mais funcional para o seu uso. Com as inspirações das imagens você vai clarear muitas ideias que já tem e até resolver algumas das suas dúvidas, ajudando a poupar tempo quando a reforma começar.

Essas referências também podem e devem ser mostradas ao profissional que ficará responsável pelo projeto e pela obra. É aquela ideia: uma imagem vale mais que mil palavras. As vezes não conseguimos transmitir nossos desejos somente com as palavras, e as referências são amigas nessa hora. O Pinterest é uma ferramenta ótima para buscar inspirações de decoração!

luminária de cabeceira DIY

Projeto M2 Arquitetura

Foto: Luiza Villarroel