Como a arquitetura pode te ajudar a aumentar o reconhecimento de sua marca
O processo de abertura de um negócio envolve análises e estudos, tanto no âmbito financeiro, quanto conceitual. Definição do tipo de negócio, formatação do produto a ser vendido, qual será o público-alvo, nome da marca, missão e valores da empresa, escolha de um lugar como sede, processo criativo de definição de uma logomarca, cores que vão representar seu negócio e mais uma série de definições.
Todas estas etapas são conhecidas de qualquer pessoa que esteja passando pela fase de abertura de um negócio. Neste post vamos te dar uma dica essencial para a valorização de sua marca, que muitas vezes passa despercebida ou não é colocada como prioridade: o lugar escolhido para seu negócio deve ser uma vitrine para sua marca!
A loja da Bulgari em Kuala Lampur é um lindo exemplo de posicionamento de marca a partir da arquitetura.

Bulgari Kuala Lumpur. Projeto por: MVRDV
Imagem: Archdaily

Bulgari Kuala Lumpur. Projeto por: MVRDV
Imagem: Archdaily
Consolidação e posicionamento da marca
A arquitetura comercial / corporativa é o ramo que trabalha com lojas, bares, restaurantes e empresas, de uma forma geral. Não é novidade que o mercado está cada dia mais exigente e competitivo e as empresas precisam ser criativas para conseguirem seu espaço. O posicionamento de uma marca é essencial para a conquista deste território onde os clientes estão cada dia mais exigentes.
Sua empresa pode ser desde um escritório de advocacia até uma loja de roupas para jovens, cada marca tem sua peculiaridade e é função da arquitetura captar quais são os principais pontos que representam sua empresa e suas necessidades para o funcionamento do dia-a-dia.
O arquiteto antes de dar início ao desenvolvimento do projeto, precisa conhecer a fundo seu negócio.
- Qual o seu público-alvo?
- Qual o produto será vendido?
- Qual imagem a empresa gostaria de passar para as pessoas?
- Quem são os seus principais concorrentes?
Desta forma, o projeto comercial faz com que sua marca deixe de ser apenas mais um modelo de negócio e se torne uma experiência para seus clientes. Veja os dois exemplos abaixo.

The Candy Room, Australia
Imagem via Pinterest