Você sabe quais as vantagens da personalização do apartamento? Descubra agora!


Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Quase todo mundo sonha em ter uma casa decorada, não é? Porém, decorar sem ajuda profissional nem sempre é uma tarefa simples.

A personalização de apartamentos traz uma série de dúvidas quanto ao estilo, cores, posicionamento dos móveis, entre outras coisas. Por isso, viemos mostrar as principais vantagens de ter um apartamento personalizado. Veja também algumas dicas rápidas para mudar os ambientes da sua casa!

Espaços práticos e funcionais

A primeira vantagem da personalização é ter um ambiente mais prático. Cada pessoa tem uma necessidade, diferente, e usa a casa de uma maneira. Então, meça o apartamento primeiro, para que você entenda a escala real do espaço. Dessa forma fica mais fácil pensar na disposição dos móveis, mantendo sempre espaços de circulação adequados.

A decoração possibilita otimizar os espaços aproveitando até os menores cantinhos. Com isso, você se sentirá motivado a manter a casa sempre organizada, para ter tudo à mão e evitar perder algum objeto dentro do apartamento.

Ambientes acolhedores

Um dos benefícios de decorar a casa é fazer com que os ambientes fiquem aconchegantes. Você pode selecionar um estilo de decoração ou mesclar dois estilos, mobiliando o apartamento para ficar funcional e confortável para você e sua família.

Planeje os ambientes de acordo com a forma de uso deles. Por exemplo, se você gosta de ficar em casa e receber os amigos, que tal criar uma cozinha americana, ampla e receptiva? Para isso, lembre de oferecer várias formas de ocupar o espaço: cadeiras, banquetas altas e banquinhos são algumas opções.

Para aqueles que gostam de ler, um cantinho com um sofá confortável, uma estante de livros e uma boa iluminação fazem a diferença.

Procure entender os seus hábitos e a sua rotina. Observe o seu estilo ao se vestir, e de se comportar. Eles também influenciam na forma de decorar a casa. Depois disso, escolher um estilo de decoração fica fácil.

Você conhece o Pinterest? Trata-se de uma rede onde você vai descobrir inspirações de decoração para a casa. Você pode, inclusive, criar pastas para organizar suas referencias por estilo, por ambiente, por cor, ou como achar mais fácil de encontrar depois.

Sentimento de estar em casa

O propósito da decoração, da personalização dos ambientes, o fim das contas é um só: fazer com que você se sinta o mais confortável possível em casa. Chegar no seu apartamento e sentir que este é o seu lar, onde você está protegido e tem privacidade, não tem preço.

Ter qualidade de vida é ter liberdade de fazer o que deseja, desde descansar, trabalhar, cozinhar e receber a família.

Portanto, a maior vantagem da personalização do apartamento é estar em um ambiente que tem tudo a ver com você!

Decoração com itens básicos para personalizar a casa

Até aqui já deu para entender o quanto a decoração pode mudar os espaços residenciais. Porém, se você ainda tem dúvidas de como fazer isso na sua casa, vamos dar algumas dicas de itens para decorar, mudar a cara do seu apartamento, e conferir muita personalidade a ele!

Tapetes

Versáteis, eles provocam a sensação de aconchego aos cômodos. Podem ser usados para integrar o mobiliário, dividir ambientes ou, serem um item de destaque na decoração.

São encontrados em tamanhos, formas, materiais e cores variadas. Sobre o tecido, é importante ficar atento. Podem ser quadrados, redondos ou retangulares (em diferentes proporções), ou ainda terem formatos inusitados.

Os materiais podem ser naturais, como a lã, couro ou algodão. Mas também podem ser sintéticos, como os de poliéster ou acrílico. Geralmente, os que são fabricados em tecidos naturais são mais caros e têm uma durabilidade maior. Porém, os sintéticos são mais fáceis de limpar.

Escolher as cores do tapete fica mais fácil uma vez que a decoração tiver um estilo definido. Cores neutras dão impressão de amplitude, e geralmente vão bem com a maioria dos estilos, sendo mais versáteis. Já tapetes coloridos e estampados criam um ambiente diferenciado, e se destacam na decoração. São ideais para espaços que precisam de um ponto de destaque.

Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Papéis e tecidos de parede

Os papéis de parede também já são conhecidos por sua variedade de estampas e cores. Eles fazem com que um ambiente sem graça se torne o destaque da casa. Para isso, é preciso saber escolher a tonalidade certa e a estampa de acordo com o estilo da decoração.

Na mesma linha, existem tecidos de parede, que podem ser autoadesivos ou não. Na maior parte das vezes, os tecidos de parede são mais caros, assim como sua mão de obra para instalação. Apesar disso, eles oferecem o benefício de poderem ser reutilizados em outra parede. Assim, se você for se mudar, poderá retirar o tecido e usá-lo no imóvel novo.

Já se você estiver procurando uma alternativa mais barata, os adesivos de parede são uma boa escolha. Eles podem ser personalizados de acordo com a estampa e cores que você preferir. Você já conhece a loja QQtem? A loja funciona pelo Instagram @lojaqqtem, e traz diversos itens de decoração feitos artesanalmente pelas arquitetas da M2 Arquitetura. Existem várias opções de adesivos de parede disponíveis para decorar a sua casa!

Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Quadros e Pôsteres

Se você quer personalizar um ambiente de forma prática, os quadros e pôsteres são uma ótima opção. As telas já são antigas conhecidas, porém, geralmente dependem de um investimento mais alto. Já os quadros com frases e formas geométricas podem ser facilmente encontrados, e tem valores mais acessíveis.

Uma grande tendência na decoração é fazer montagens de quadros, as chamadas gallery walls. Utilize quadros tamanhos e formatos diferentes, criando uma composição descontraída. Você pode usar fotografias de lugares que já foi, pôsteres de filmes e séries, ou até mesmo criar sua própria arte e emoldurar!

Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Plantas

A vegetação contribui para melhorar a qualidade do ar na casa, além de provocar sensação de bem-estar. Antes de escolher as suas, pesquise sobre a necessidade de luz e água das espécies que pretende utilizar.

Algumas são mais resistentes e podem ser usadas em cômodos internos, como é o caso das suculentas e cactos, que precisam de pouca manutenção. Já as samambaias e plantas floridas geralmente necessitam de água e luz natural para sobreviverem.

Existem também muitas opções de plantas artificiais que podem, e devem, ser usadas na decoração dos ambientes.

Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Iluminação

Um bom projeto de iluminação é o diferencial de um ambiente bem decorado. A dica é utilizar a luz branca ou neutra em ambientes de trabalho, como cozinhas e escritórios. Já nos quartos e salas, as luzes amareladas garantem que os cômodos sejam acolhedores, e proporcionam maior facilidade de descansar.

As luzes também podem ser decorativas, usadas para valorizar elementos específicos, como quadros, esculturas e revestimentos 3D. Fora isso, uma sequencia de spots podem ser trabalhados para demarcar um caminho, como é o caso de escadas ou corredores, por exemplo.

Os modelos de luminárias também são variados. Para iluminação fixa, existem os plafons, spots, pendentes, arandelas, trilhos e sancas. Já a iluminação móvel pode ser feita com abajures, luminárias de mesa ou de piso, além cordões de luzes, que estão em alta na decoração de ambientes. Em outro post explicaremos mais detalhadamente sobre cada modelo de peça de iluminação.

Projeto: M2 Arquitetura

Foto: Guará Fotografia

Como mostramos aqui, a personalização de apartamentos é essencial para conferir sensação de aconchego dos ambientes. Agora que você já sabe todas as vantagens de uma casa bem decorada, veja também nossas dicas para pendurar os seus quadros na parede!


#escolhermobiliário #detalhes #aproveitamentodoespaço #importânciadadecoração #arquitetura #arquiteturaeconstrução #decoraçãofácil #interiores #arquiteturadeinteriores #adesivodeparede #papeldeparede #plantas #espacosfuncionais #aproveitamentodoespaco #otimizacaodoespaco #personalizacaodacasa

M2 Arquitetura Interiores & Sustentabilidade | (31) 99800-0372 | (31) 99266-1513  ola@m2arquiteturaeinteriores.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle