top of page

Almofadas: quais são os tipos e como usar na decoração?


almofadas coloridas na sala

Projeto de autoria desconhecida Foto: Designecologist

Se você quer modificar a decoração da casa sem gastar muito, as almofadas são uma ótima opção. Elas deixam o ambiente mais charmoso, e podem ser um ponto de destaque do espaço.

Existem diferentes tipos de almofadas, tanto pelos formatos, cores e tecidos, e assim elas se diferenciam e aparecem em vários ambientes. Conheça agora essas variações e descubra como esses elementos podem repaginar totalmente a decoração!

Quais são os tipos de almofadas?

São itens de decoração que podem ser usados em vários ambientes, e não apenas na sala. Você também pode utilizá-los nos quartos e varandas, e até mesmo jogadas no tapete, criando um espaço mais despojado para sentar com os amigos. Extremamente versáteis e com baixo valor de investimento, elas facilitam na hora de trocar e mudar a decoração.

Antes de começar a escolher, vamos apresentar os principais modelos que elas podem ter. Como você já deve saber, elas aparecem em várias formas, materiais e texturas. Entenda um pouco mais sobre eles a seguir.

Estampas

As estampas dos tecidos são bastante variadas. Tem opção para todos os gostos: étnicas, geométricas, florais, com arabescos, entre outras. Sinta-se livre para brincar com os elementos, usando itens modernos com outros mais retrô. Porém, lembre-se que elas devem estar em harmonia com a decor da casa como um todo.

Também é possível personalizar as almofadas com um design exclusivo para seu apartamento. Escolha imagens como pôsteres de séries, quadrinhos e até mesmo frases que você goste. Você pode usar uma cartela de cores como base, para não fugir dos tons que você procura. Com isso, suas almofadas serão sua personalidade e imprimem um fator único na decoração

Projeto de autoria desconhecida

Foto: Kari Shea

Tecidos e texturas

Para os tecidos também existem muitas variações. As de algodão e tecidos naturais costumam ser mais baratas, enquanto as de veludo e seda requerem um investimento maior. Também são comuns as almofadas de linho e os modelos em lã, que tem um bordado artesanal.

Sobre as texturas, as felpudas estão em alta, seguindo um modelo de decoração escandinavo. Fora isso, outra tendência da arquitetura de interiores são as almofadas de maxi-tricot, que podem ter formatos bastante diferenciados. Dentre elas, o formato mais conhecido é o de almofadas tipo nó.

Projeto de autoria desconhecida

Foto: Sven Brandsma

Formatos inusitados

Falando em formatos, os mais encontrados são as quadradas e retangulares. As medidas mais comuns são as de 45x45cm e as de 45x25cm. Entretanto, é possível encontrar tamanhos variados, como os almofadões para camas, de 60x60cm.

Se quiser incrementar a decoração com modelos diferentes, procure por almofadas redondas e formatos inusitados. Você já viu as que imitam emojis do Whatsapp? Da mesma forma, tem almofadas com formato de personagens, nuvens, bichinhos, e objetos variados.

Projeto de autoria desconhecida

Foto: Neonbrand

Como harmonizar as almofadas com o ambiente?

Para fazer com que as almofadas estejam em harmonia com o ambiente, use estampas diferentes, desde que uma cor seja comum entre elas, assim você consegue combiná-las com o estilo do cômodo.

Se você escolher uma almofada geométrica, com cores diferentes, por exemplo, você pode usar outros itens lisos, que tenha uma das cores da estampa, ou usar mais almofadas geométricas, em preto e branco.

Saber escolher as cores e as texturas não depende apenas de sensibilidade, mas também de saber o que você está procurando criar no ambiente. Veja sempre referências de ambientes decorados na internet. O nosso site tem diversos projetos com almofadas coloridas para você se inspirar!

O estilo da decoração influencia no modelo das almofadas?

Ao escolher suas almofadas, fique atento ao estilo de decoração da sua casa. As almofadas devem seguir a mesma linha para não destoarem muito no cômodo. Em um quarto infantil, onde geralmente a decoração é mais lúdica, você pode escolher um tema e as almofadas variam de acordo com ele.

No projeto abaixo, o quarto infantil tem tons neutros, em branco e cinza, e segue a temática de animais. A cama foi toda enfeitada com o cobre-leito de dinossauro, por isso escolhemos almofadas do mesmo animal, e nas cores verde, azul e cinza, para combinar com o modelo mais colorido.

Projeto M2 Arquitetura (ver projeto)

Foto: Guará Fotografia

Por outro lado, em uma sala de cores neutras, é melhor optar por apenas um tom mais vibrante, e escolher as almofadas na mesma paleta. Da mesma forma, faça isso com os diversos estilos: o industrial pede almofadas geométricas e em tons de preto ou branco, enquanto o escandinavo vai bem com tons pastéis e almofadas felpudas.

É possível usar cores diferentes no mesmo espaço?

Sim! É muito interessante saber combinar cores diferentes para compor o espaço de forma criativa. A grande vantagem de decorar com almofadas é justamente a mutabilidade: se você se cansar das cores, é fácil e barato de trocar.

Se um espaço tiver cores muito sóbrias, brinque com as cores para dar mais personalidade ao ambiente. Não tema as cores, elas ajudam muito a criar ambientes mais alegres.

Já nos casos em que o cômodo é colorido, com algum revestimento ou papel de parede vibrante, a dica é usar almofadas neutras, para contrastar e trazer mais leveza para a composição.

Projeto M2 Arquitetura (ver projeto)

Foto: Guará Fotografia

Qual a quantidade ideal de almofadas?

Não existe uma quantidade certa de almofadas para cada móvel, mas é preciso ter bom senso. Móveis maiores pedem mais unidades, e em maiores dimensões. Enquanto isso, camas de solteiro e berços, por exemplo, que são móveis menores, ficam bem com almofadas menores, e formatos variados.

Para sofás em salas, espalhe as almofadas de forma despojada, usando números pares para estilos de decoração clássica e clean, e almofadas em números ímpares para os locais com decorações mais ousadas e coloridas.

Então, agora você já sabe! Se for decorar com almofadas, não tem jeito certo ou errado. O interessante é variar, usar cores, estampas, e materiais diferentes, observando o estilo de decoração do restante da casa.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de almofadas? Compartilhe em suas redes sociais e mostre essas dicas para seus amigos!


bottom of page