Almofadas: quais são os tipos e como usar na decoração?

Projeto de autoria desconhecida Foto: Designecologist
Se você quer modificar a decoração da casa sem gastar muito, as almofadas são uma ótima opção. Elas deixam o ambiente mais charmoso, e podem ser um ponto de destaque do espaço.
Existem diferentes tipos de almofadas, tanto pelos formatos, cores e tecidos, e assim elas se diferenciam e aparecem em vários ambientes. Conheça agora essas variações e descubra como esses elementos podem repaginar totalmente a decoração!
Quais são os tipos de almofadas?
São itens de decoração que podem ser usados em vários ambientes, e não apenas na sala. Você também pode utilizá-los nos quartos e varandas, e até mesmo jogadas no tapete, criando um espaço mais despojado para sentar com os amigos. Extremamente versáteis e com baixo valor de investimento, elas facilitam na hora de trocar e mudar a decoração.
Antes de começar a escolher, vamos apresentar os principais modelos que elas podem ter. Como você já deve saber, elas aparecem em várias formas, materiais e texturas. Entenda um pouco mais sobre eles a seguir.
Estampas
As estampas dos tecidos são bastante variadas. Tem opção para todos os gostos: étnicas, geométricas, florais, com arabescos, entre outras. Sinta-se livre para brincar com os elementos, usando itens modernos com outros mais retrô. Porém, lembre-se que elas devem estar em harmonia com a decor da casa como um todo.
Também é possível personalizar as almofadas com um design exclusivo para seu apartamento. Escolha imagens como pôsteres de séries, quadrinhos e até mesmo frases que você goste. Você pode usar uma cartela de cores como base, para não fugir dos tons que você procura. Com isso, suas almofadas serão sua personalidade e imprimem um fator único na decoração

Projeto de autoria desconhecida
Foto: Kari Shea
Tecidos e texturas
Para os tecidos também existem muitas variações. As de algodão e tecidos naturais costumam ser mais baratas, enquanto as de veludo e seda requerem um investimento maior. Também são comuns as almofadas de linho e os modelos em lã, que tem um bordado artesanal.
Sobre as texturas, as felpudas estão em alta, seguindo um modelo de decoração escandinavo. Fora isso, outra tendência da arquitetura de interiores são as almofadas de maxi-tricot, que podem ter formatos bastante diferenciados. Dentre elas, o formato mais conhecido é o de almofadas tipo nó.