top of page

6 acessórios coringa para armários


Os armários são móveis essenciais para o uso no dia-a-dia, podem otimizar os espaços e colaboram com a organização do ambiente. A marcenaria planejada de forma adequada pode se encaixar em diferentes formas ao assumir diversas funções em locais distintos, isso permite a criação de “móveis coringas”: práticos, funcionais e muitas vezes, compactos.


Fonte: projeto autoral M2 Arquitetura


A versatilidade dos armários


Existe uma grande variedade de materiais para a fabricação de armários disponíveis no mercado, com variadas cores, texturas e acabamentos. Atualmente o MDF e o MDP são as opções mais versáteis que temos no mercado pela flexibilidade de modulação e adequação.

A marcenaria planejada ainda conta com alguns acessórios e acabamentos adicionais que permitem a otimização do espaço interno dos armários.

A seguir listamos algumas destas opções com utilidades que facilitam ainda mais a organização de utensílios.

1. Gavetas de quina


As gavetas de quina são usadas no encontro de dois armários, formando assim gavetas duplas que permitem o acesso dos cantos mais difíceis de armazenamento de um armário. Sua altura pode variar conforme o uso: menor (para talheres, por exemplo) ou maior (para potes, panelas, toalhas). É uma solução pouco utilizada, mas eficaz principalmente para pessoas que possuem dificuldade na hora de alcançar utensílios na parte inferior dos armários.


Fonte: Pinterest


2. Organizadores de gavetas


Os organizadores de gavetas são os acessórios mais usados e procurados pelo custo benefício que possuem. São encontrados diversos tipos com variedades de materiais, instalação e cores.


Organizador de tecido

Ótima opção para divisão de roupa íntima e acessórios maleáveis que se adaptam ao formato na gaveta aproveitando todo espaço disponível.



Fonte: Pinterest


Organizador de acrílico

São opções muito usadas para armazenamento de produtos e acessórios pela facilidade de limpeza e por sua rigidez, que impede os objetos de se movimentarem dentro da gaveta.


Fonte: Pinterest


Organizador de plástico

Tem a mesma utilidade dos de acrílico, porém geralmente tendem a ser menos resistentes, mas com custo mais baixo.


Fonte: Pinterest


Organizador de veludo

Geralmente são utilizados para organizar joias e podem apresentar uma estética sofisticada. Quando projetadas sob medida, possuem divisórias com medidas exatas para cada tipo de acessórios e podem ser usadas associadas à bancadas com vidros, deixando o conteúdo a mostra.


Fonte: Pinterest


Organizador de plaquinhas

São organizadores com muita flexibilidade, pode ser usado da forma que for melhor e adequada para cada objeto, custo benefício muito bom e minimalista.


Fonte: Pinterest

Organizador de madeira

Esse organizador geralmente é planejado junto ao móvel, dessa forma, as divisórias podem ser projetadas com o tamanho desejado pelo cliente, porém não possuem flexibilidade para alterações.


Fonte: Pinterest

Organizador de papel

Esses organizadores tem o custo mais baixo do mercado. Podem ser caseiros, com variedade de tamanhos, cores e estampas.


Fonte: Pinterest


3. Gavetas ocultas


O modo de organização das gavetas tem a capacidade de facilitar a execução das atividades diárias, especialmente no ambiente da cozinha. As gavetas ocultas têm a função de organização interna do gaveteiro dos armários, ela otimiza os gavetões (que tem uma altura maior) ao proporcionar uma estrutura interna de gavetas em “andares” e deixam mais clean a estética externa do armário.

Fonte: Pinterest

4. Calha úmida


A calha úmida é um tipo de escorredor de louças que fica embutida na bancada ou marcenaria. A água que ali escorre vai direto para o cano onde se encontra a saída de esgoto da cozinha. Também conhecida como calha gourmet, ela é feita de inox, o que garante a durabilidade do produto. Existem diferentes modelos de calhas e são extremamente práticas para o uso diário. Apresentam variedade de acessórios adicionais como lixeira, porta tempero e dispenser.


Fonte: Pinterest


5. Cestos de roupa suja


Os cestos de roupa planejados para armários vêm fazendo bastante sucesso, principalmente em apartamentos compactos. A grande vantagem deste acessório é a omissão da pilha de roupa. Podem ser planejados de diversas formas e materiais, como o cesto com grade, madeira ou plástico. O acesso pode ser por gavetão, prateleiras ou porta, geralmente tipo báscula.


Fonte: Pinterest


6. Filtro de linha embutido


A torre retrátil embutida é ideal para bancadas de cozinha e escritórios, possui design discreto e compacto. Durante o uso ela fica aparente e saliente sobre o móvel e com possibilidade de esconder quando não utilizado. É de fácil instalação e adequado para locais em que não tem a disponibilidade de mudanças dos pontos elétricos, trazendo muita praticidade para organizar ambientes temporários.


Fonte: Pinterest

Você já conhecia alguma destas opções? Já usa alguma delas no seu espaço? Deixe nos comentários sua opinião e sugestões, e continue acompanhando nosso blog!

bottom of page